Desafios e possibilidades na adoção

Autores

  • Vicente de Paula Faleiros Universidade Católica de Brasília
  • Patrícia Jakeliny Ferreira de Souza Moraes Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20396/sss.v13i1.8634913

Palavras-chave:

Adoção. Devolução. Família. Vinculação adotiva

Resumo

Este artigo trata do processo da vinculação adotiva, abordado na dissertação de mestrado, intitulada como: “Ressignificando o Processo de Adoção: Encontros e Desencontros”. O pressuposto da abordagem é de que a construção de vínculos entre adotantes e adotado é, ao mesmo tempo, afetiva, social e jurídica, implicando conflitos familiares, interpessoais e com a Justiça que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao processo de adoção. A metodologia é qualitativa González-Rey (2005), com entrevistas semiestruturadas com quatro famílias adotivas e desenhos dos seus respectivos filhos. Na análise dos dados foram identificadas quatro zonas de sentido: desvelação da família de origem da criança adotada; a desconstrução do imaginário da criança ideal para construção de criança real; a preparação e a orientação da(s) criança(s) e do(s) requerente(s) para adoção e a importância do apoio familiar durante o processo da vinculação da filiação adotiva. O processo da desvelação dialógica, de desconstrução da criança ideal, de preparo para a adoção e a comunicação familiar e social, se combinados, asseguram o vínculo adotivo e sua inexistência vem a desfazê-lo, levando à devolução da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente de Paula Faleiros, Universidade Católica de Brasília

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1966), graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1966), especialização em planejamento pela UnB e pelo IRFED- Institut de Recherches en Développement (Paris), doutorado (PhD) pela Université de Montreal (1984) e pós-doutrados pela EHESS - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais- Paris (1991) e Université de Montréal (1996). Especialista em Gerontologia pela SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gentologia. Professor titular aposentado da Universidade de Brasília é atualmente professor colaborador da mesma, e professor da Universidade Católica de Brasília.

Patrícia Jakeliny Ferreira de Souza Moraes, Universidade Católica de Brasília

Graduação em serviço social - UnB (2001). Especialização em elaboração em projetos sociais - Universidade Gama Filho (2009). Mestrado em Psicologia na Universidade Católica de Brasília - UCB ( 2011). Doutoranda em psicologia - UCB. Colaboradora na Disciplina Psicologia Comunitária e Ecologia Humana na UCB.

Downloads

Publicado

2015-05-12

Como Citar

FALEIROS, V. de P.; MORAES, P. J. F. de S. Desafios e possibilidades na adoção. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 29-46, 2015. DOI: 10.20396/sss.v13i1.8634913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634913. Acesso em: 29 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos