Serviço social e o SUS: Desafios na prática do assistente social

  • Jamile Silva de Oliveira Castro Hospital São José de Doenças Infecciosas
  • Laurinete Sales de Andrade Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Serviço social. Saúde pública. Exercício profissional. SUS. Direitos sociais

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar os limites e possibilidades do cotidiano profissional do assistente social na operacionalização do Sistema Único de Saúde. Desse modo, procuramos compreender a saúde na perspectiva de política pública, buscando elementos que possibilitem um entendimento no sentido de apreendê-la dentro do contexto neoliberal, considerando os avanços do SUS. O método dialético possibilitou o entendimento da realidade social como uma totalidade constituída por determinantes, incidindo objetivamente na vida dos sujeitos. Os sujeitos foram assistentes sociais registrados no CRESS, lotadosem um Hospital Públicode Fortaleza, com experiência há, no mínimo, um ano na saúde. Para coleta utilizamos entrevistas semiestruturadas. Através da análise de conteúdo constatamos que o/a assistente social tem o papel de atuar no enfrentamento das contradições da sociedade capitalista, na viabilização do SUS, contribuindo no processo saúde-doença dos sujeitos, à medida que sua intervenção se volta para a compreensão dos sujeitos não como seres isolados, mas articulados a fenômenos sociais. Concluímos que há a necessidade de uma política de saúde efetiva, e isto alarga os limites operados no cotidiano profissional, dificultando o exercício profissional à luz do projeto hegemônico da profissão, o qual potencializa as mudanças em favor dos interesses da maioria. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Silva de Oliveira Castro, Hospital São José de Doenças Infecciosas
Bacharel em Serviço Social pela Faculdade Cearense (2013). Integrou o quadro de estagiários (as) do Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Fortaleza - CE e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará - STDS. Participou, enquanto estagiária, do programa de DST/HIV/Aids do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Política de Saúde - SUS e Sócio-Jurídico. Atualmente é Residente Multiprofissional na ênfase Infectologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará lotada no Hospital São José de Doenças Infecciosas - HSJ.
Laurinete Sales de Andrade, Universidade Estadual do Ceará
Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Especialização em Filosofia da Educação (1994) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Atualmente é Assistente Social da Secretaria de Saude do Estado, lotada no Hospital São José e também na Secretaria de Saúde do Município, lotada no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Publicado
2015-05-12
Como Citar
Castro, J. S. de O., & Andrade, L. S. de. (2015). Serviço social e o SUS: Desafios na prática do assistente social. Serviço Social E Saúde, 13(1), 111-126. https://doi.org/10.20396/sss.v13i1.8634923
Seção
Artigos