Resumo
Social, aponta reflexões sobre a prática profissional que efetivamente tem contribuídopara o fortalecimento da profissão, através da pesquisa. A necessidade da pesquisa não parte exclusivamente do pólo de desenvolvimento científico e tecnológico, isto é, da Universidade. Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer lançar olhar às novas exigências postas à profissão – eminentemente investigativa e interventiva – atento a essas novas configurações, o projeto profissional encontra-se em confronto com o projeto societário vigente. Referente à produção científica do Serviço Social, optou-se pelo levantamento e análise de seus eixos temáticos, a fim de verificar sua consonância com as novas exigências da contemporaneidade, provenientes das profundas mudanças no mundo do trabalho a partir dos anos 1970 e as repercussões destas transformações, verificadas também, na esfera do Estado e em sua relação com a sociedade, bem como sua relação com as linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação. Nota-se o crescimento de trabalhos elaborados no tocante a prática profissional nos programas de pós-graduação. O mundo do trabalho absorve uma significativa relevância, visto em contraponto aos demais temas. De maneira mais acentuada nas ciências humanas, vivese um momento determinado como crise dos paradigmas, numa busca a referenciais teóricos que dêem conta de uma maior aproximação com a dinâmica do real, imbricados de perspectiva crítica e pluralista, com direcionamento social, atento aos valores éticohumanistas como a liberdade, a igualdade e a justiça.
Referências
ABESS. A produção do conhecimento e o Serviço Social. Cadernos ABESS, n. 5, maio 1995.
ABESS. Produção científica e formação profissional. Cadernos ABESS, n. 6, fev. 1998.
ABESS. Formação profissional: trajetórias e desafios. Cadernos ABESS. n. 7, nov. 1997. Edição especial.
ABESS.: Diretrizes curriculares e pesquisa em Serviço Social. Cadernos ABESS, n. 8, nov. 1998.
ABEPSS. Reforma do ensino superior e Serviço Social. Temporalis, ano 1, n. 1, jan./jun. 2000.
ABESS. Diretrizes curriculares: polêmicas e perspectivas. Temporalis, ano 1, n. 2, jul./dez. 2000.
ABESS. Fórum nacional sobre avaliação institucional dos cursos de Serviço Social: textos e documentos. Temporalis, ano 2, out. 2001. Suplemento.
ABESS. Relatório da Oficina Nacional: o ensino do trabalho do assistente social. Temporalis, ano 3, nov. 2002. Suplemento.
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; BORÓN, A. (Org.). Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BRASIL, M. G. M. Reflexão sobre a pesquisa qualitativa em Serviço Social. Serviço Social & Realidade, Franca, v. 4, n. 1, p. 7-9, 1995.
BRITES, C. M.; BARROCO, M. L. S. A centralidade ética na formação profissional. Diretrizes curriculares: polêmicas e perspectivas. Temporalis, ano 1, n. 2, p. 19-33, jul./dez. 2000.
CALAZANS, J. (Org.). Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CARVALHO, A.M.P.de. O projeto da formação profissional do assistente social na conjuntura brasileira. Cadernos ABESS: o processo da formação profissional do assistente social, São Paulo, n. 1, p. 17-42, out. 1986.
CARVALHO, A.M.P.de. A pesquisa no debate contemporâneo e o Serviço Social. Cadernos ABESS: a produção do conhecimento e o Serviço Social, São Paulo, n. 5, p. 43- 66, maio 1992.
CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.
CHIZZOTTI, A. Prolegômenos à pesquisa. In: CHAUÍ, M. Pesquisar em Ciências Humanas e Sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. p. 11-21.
COUTINHO, C. N. Pluralismo: dimensões teóricas e políticas. Cadernos ABESS: Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional, n. 4, p. 5-17, maio 1991.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
IAMAMOTO, M. V. Reforma do ensino superior e Serviço Social. Temporalis: revista da ABEPSS, ano 1, n. 1, p. 35-79, jan./jun. 2000.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
IANNI, O. A história da mundialização. In: IANNI, O. A sociedade global. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. cap. 3.
JORGE, M. R. T. A pesquisa qualitativa: premissas, possibilidades e posturas. Serviço Social & Realidade, v. 6, n. 2, p. 159-171, 1997.
LEHFELD, N. A. S. A iniciação científica e sua importância para a formação profissional. Serviço Social & Realidade, v. 4, n. 1, p. 43-52, 1995.
MARTINS, L. C. O. O programa de pós-graduação em Serviço Social da UNESP, campus Franca: uma análise das tendências temáticas das dissertações de mestrado. Franca, 2001. (Tese apresentada em concurso público da Faculdade de História, Direito e Serviço Social, UNESP, para obtenção do título de livre docente em Serviço Social).
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.