Os números do serviço social nos cuidados de saúde primários: o caso da região centro de Portugal

  • Sónia Guadalupe Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra, Portugal)
  • Ana Margarida Gonçalves Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra, Portugal)
Palavras-chave: Serviço social. Cuidados de saúde primários. Centro de saúde

Resumo

O presente artigo reflecte um trabalho de sistematização de informação sobre o Serviço Social no contexto da história dos cuidados de saúde primários em Portugal. Contempla um estudo descritivo que nos revela a cobertura por parte de Assistentes Sociais, assim como os rácios profissional/população no âmbito dos centros de saúde das Sub-Regiões sob a responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Centro. Apurámos que 65% da população da região está coberta por um Assistente Social, num total de 47 Centros de Saúde, sendo que em Coimbra, Guarda e Viseu o rácio de assistentes sociais por população inscrita é de 1 para cerca de 24 000, quase duplicando esta relação nos distritos de Aveiro, Leiria e Castelo Branco. Na Região Centro 62 Centros de Saúde não apresentam assistentes sociais nos seus quadros, abrangendo cerca de 900 mil utentes inscritos, ou seja, 35% da população desta zona geográfica do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sónia Guadalupe, Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra, Portugal)

Assistente Social, docente da Licenciatura e Mestrado em Serviço Social e do Ramo de Especialidade em Família e Intervenção Sistémica do Mestrado em Psicologia Clínica do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra, Portugal)

Ana Margarida Gonçalves, Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra, Portugal)
Assistente Social

Referências

COUTO, B. A Reforma do Sistema de Saúde e Serviço Social. Intervenção Social, 17/18, p. 28791, 1998.

FERREIRA, F.A.G. História da Saúde e dos Serviços de Saúde em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.

Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas, v. VIIVIII, n. 78, Dez. 2009 159

GONÇALVES, M.M.F, COSTA, J.B.M.F. O sistema de saúde português. In: R. Nunes (coord.). Política de Saúde. Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, p. 91-107, 2003.

GONÇALVES, M. Centros de saúde de terceira geração, a reconversão do sistema de saúde. In: R. Nunes (Coord.). Política de Saúde. Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, p. 17582, 2003.

GUADALUPE, S. Serviço Social na Saúde, 2008 [site] In: http://servicosocialsaude.wordpress.com.

MACHADO, L. Ministério da Saúde, I Curso de Mestrado em Administração Publica (19931994). Braga: Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, 1994.

MARTINELLI, M. L. Serviço Social na área da saúde: uma relação histórica. Intervenção Social, 28, p. 918, 2003.

MARTINS, A.M.C. Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 1999.

MATIAS, M.A. Génese e emergência do Serviço Social na Saúde. Intervenção Social, 20, p. 91114, 1999.

MATIAS, M.A. Condições do exercício profissional dos assistentes sociais na saúde. Lisboa: CPIHTS, Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social, In www.cpihts.com, consultado em 2004/09/29, s/d. MÉDICO DE FAMÍLIA Luís Pisco e a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários: III Série – nº 98D de 31 de Janeiro, 2006. Online in http://www.jmfamilia.com/

_______. XII Congresso Nacional de Medicina - Reforma dos CSP- USF na Berlinda!:

III Série – nº 99A de 4 de Abril, 2006b. Online in http://www.jmfamilia.com/

PORTUGAL, Direcção-Geral da Saúde. Centros de Saúde da Terceira Geração – Manual para a Mudança. 2002. Online in http://www.dgs.pt/, consultado em 2005/05/11.

PORTUGAL, Ministério da Saúde e Assistência O Serviço Social no Sector da Saúde. Série de Documentos de Trabalho do Gabinete de Estudos e Planeamento da Secretaria de Estado da Saúde (GEPS), n.º 2. Lisboa, 1979.

PORTUGAL, Ministério da Saúde Serviço Social da Saúde. Divisão de Estudos e Planeamento do Departamento de Recursos Humanos da Saúde do Ministério da Saúde. Lisboa, 1998.

PORTUGAL, Ministério da Saúde. Saúde um Compromisso – A estratégia de Saúde para virar o século. Lisboa, 1999.

PORTUGAL, Ministério da Saúde. Novos Centros de Saúde – Critérios de Programação. Lisboa, 2000.

PORTUGAL, Missão para os Cuidados de Saúde Primários. Linhas de Acção Prioritária para o Desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários, 2006. Online in http://www.mcsp.min-saude.pt/MCSP/conteudos/ documentos/documentosmissao.htm

PORTUGAL, Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Incertezas … gestão da mudança na saúde. Escola Nacional de Saúde Pública: Lisboa, 2004.

PORTUGAL, Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Novo Serviço Público da Saúde. Novos desafios. Escola Nacional de Saúde Pública: Lisboa, 2005.

PORTUGAL, Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Um Ano de Governação em Saúde: Sentidos e Significados (CEISUC): Coimbra, 2006.

SIMÕES, J. Retrato Político da Saúde. Livraria Almedina: Coimbra, 2004

Publicado
2015-05-12
Como Citar
Guadalupe, S., & Gonçalves, A. M. (2015). Os números do serviço social nos cuidados de saúde primários: o caso da região centro de Portugal. Serviço Social E Saúde, 7(1/2), 127-160. https://doi.org/10.20396/sss.v7i1/2.8634934
Seção
Artigos