Supervisão de campo no serviço social: locus de formação e de ressingularização de saberes

Autores

  • Edna Maria Goulart Joazeiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sss.v7i1/2.8634936

Palavras-chave:

Abordagem ergológica. Supervisão de campo. Serviço social. Saúde pública

Resumo

O artigo discute o encontro entre experiência e conhecimento que se realiza na atividade de trabalho da supervisora de campo do e no estágio supervisionado em Serviço Social no Hospital de Ensino Público. Buscou-se compreender e explicitar o caráter interdependente e indissociável dos saberes presentes diuturnamente no trabalho da supervisora, saberes estes que se materializam no diálogo tecido em presença do corpus de saberes da profissão e dos saberes diversos oriundos de outros campos de conhecimento (Pólo 1), dos saberes da disciplina ergológica, presentes no encontro com a população usuária, com o risco de vida e o trabalho (Pólo 2), estando estes pólos em presença e em tensão com os valores mercantis, os valores do bem comum e da vida (Pólo 3) que marcam de modo inelutável esse meio de trabalho e formação. Utilizando as categorias e as ferramentas conceituais da abordagem ergológica, _ corpo-si, dramáticas do uso de si, ingredientes da competência humana industriosa, Entidade Coletiva Relativamente Pertinente (ECRP) _ intentando-se explicitar que essa atividade de trabalho do e no estágio é no mesmo ato, uso de si por si e uso de si por outrem (SCHWARTZ, 2000), marcando-se ainda a necessidade de colocar em discussão a concepção vigente do estágio como “campo de treinamento” por julgá-la herdeira de outra lógica, a do trabalho como execução.

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Biografia do Autor

Edna Maria Goulart Joazeiro, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), Mestrado em Educação (2002), Doutorado em Educação (2008) ambos pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado em Serviço Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem especialização em Psicoterapias Institucionais pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Saúde Pública, Formação em Grupanálise pela SPAG CAMP. É docente da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e assistente social do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas responsável pelos Programas de Aprimoramento Profissional para assistentes sociais da Faculdade de Ciências Médicas/ Fundap: Serviço Social, Saúde e Violência e Serviço Social em Pediatria.

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Publicado

2015-05-12

Como Citar

JOAZEIRO, E. M. G. Supervisão de campo no serviço social: locus de formação e de ressingularização de saberes. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 7, n. 1/2, p. 49–74, 2015. DOI: 10.20396/sss.v7i1/2.8634936. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634936. Acesso em: 6 out. 2022.

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