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A reforma dos estudos de assistente de serviço social na França e seus desafios
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Palavras-chave

Diploma de assistente de serviço social. França. Referencial de competências. Aquisição de experiência

Como Citar

FINO-DHERS, Aline. A reforma dos estudos de assistente de serviço social na França e seus desafios. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 67–88, 2015. DOI: 10.20396/sss.v6i1.8634947. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634947. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Na França, o decreto n° 2004–533 de 11 de junho de 2004 e a portaria de 29 de junho de 2004 renovaram o diploma de Assistente do Serviço Social definindo um referencial de competências e modificando a organização dos estágios existentes desde 1981 (Lugar de qualificação – “site qualifiant”− e referente, tutorial). Além disso, a lei da modernização social n° 2002–73 de 17 de janeiro de 2002, com a introdução da validação das aquisições da experiência, abre uma nova via de acesso a esse diploma e, assim, reconsidera um equilíbrio historicamente construído entre a profissão de Assistente do Serviço Social e o Estado.

https://doi.org/10.20396/sss.v6i1.8634947
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Referências

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