Do desvio teórico à atividade como potência de convocação dos saberes

Autores

  • Yves Schwartz Université de Provence

DOI:

https://doi.org/10.20396/sss.v6i1.8634949

Palavras-chave:

Intervenção. Valor. Saber. Atividade

Resumo

Esta contribuição tenta explicar em que sentido a reelaboração do conceito de atividade conduz a renovar nosso olhar sobre a relação entre a construção dos saberes e as experiências de vida; e, com isso, colocar novas exigências quanto à qualquer forma de "intervenção" dos primeiros sobre as segundas. Uma gênese histórica desse deslocamento do olhar é tentada: da conjuntura muito "teoricista" dos anos sessenta ao encontro de diversos trabalhos intelectuais e sociais, próprios para favorecer esse deslocamento, entre os quais, muito particularmente, a ergonomia da atividade. A partir daí, vem essa constatação de que toda vida industriosa humana move-se em um triângulo Atividade−Valor−Saber: quais formas de intervenção podem, então, respeitar suas tensões e dinâmicas internas e desenvolver suas potencialidades? Com essa finalidade, o texto evoca brevemente o princípio dos Dispositivos Dinâmicos de Três Pólos e a construção dos "Grupos de Encontros do Trabalho".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yves Schwartz, Université de Provence

Professor e Diretor Científico − Département d”Ergologie – APST (Analyse Pluridisciplinaire des Situations de Travail) − Université de Provence, France.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Idéologies et appareils idéologiques d’Etat. Notes pour une recherche. La Pensée, n° 151, 1970.

CANGUILHEM, Georges. La formation du concept de réflexe aux XVIIe et XVIIIe siècles. Paris: P.U.F., 1955.

DIDEROT, D. Oeuvres philosophiques. Paris : Ed. P. Vernière-Garnier, 1964.

SCHWARTZ, Yves. Le paradigme ergologique ou un métier de philosophe. Toulouse: Ed. Octarès, 2000.

SCHWARTZ,Yves e DURRIVE, Louis. Travail et ergologie. Entretiens sur l’activité humaine. Toulouse: Ed. Octarès, 2003.

Downloads

Publicado

2015-05-13

Como Citar

SCHWARTZ, Y. Do desvio teórico à atividade como potência de convocação dos saberes. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 1–20, 2015. DOI: 10.20396/sss.v6i1.8634949. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634949. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos