Banner Portal
Formação profissional e trabalho: a educação na articulação entre o saber e o fazer
PDF

Palavras-chave

Formação. Profissão. Educação. Formação profissional. Qualificação

Como Citar

MIOTO, Odilamar Lopes. Formação profissional e trabalho: a educação na articulação entre o saber e o fazer. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 155–182, 2015. DOI: 10.20396/sss.v5i1.8634962. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634962. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a recuperação histórica da profissão enfermagem destacando o surgimento, a regulamentação e a qualificação inseridas na formação Técnico em Enfermagem. Esta se estratifica como uma divisão interna da profissão fundamentada no credenciamento escolar. Para isto, relata uma vertente da trajetória da profissão enfermagem objetivando reconstituir a legitimação deste saber específico em relação ao saber médico. Depoimentos orais de Técnicos em Enfermagem, em um hospital público da cidade de Americana -SP, foram obtidos utilizando-se de entrevista semi-estruturada. Para tanto, analisou-se aspectos ligados à regulamentação e exercício da profissão enfermagem no Brasil, a trajetória da educação profissional bem como a qualificação das mulheres, presença quase totalitária na profissão, que permeia o cuidar da enfermagem e sua legitimação na relação salarial. Destaca-se assim, a importância da educação formal, o aval do Estado e a identidade coletiva da profissão.
https://doi.org/10.20396/sss.v5i1.8634962
PDF

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.