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A formação profissional, interdisciplinaridade e seu processo de aquisição
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Palavras-chave

Equipe interdisciplinar de saúde. Serviço social

Como Citar

OLIVEIRA, Richarla Fortunato de; MESQUITA, Sonia Tebet; SILVA, Cleonice da. A formação profissional, interdisciplinaridade e seu processo de aquisição. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 135–156, 2015. DOI: 10.20396/sss.v4i1.8634973. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634973. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Centro de Pesquisa Audiológicas (CPA) é uma unidade do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP), que atende a portadores de deficiência auditiva, estando seu trabalho voltado para ensino, pesquisa e prestação de serviço. Desenvolve programas que exigem a atuação de uma equipe interdisciplinar e em todas essas áreas, existem profissionais em nível de especialização que estão em formação/treinamento profissional. Em virtude do atendimento ser interdisciplinar no CPA, de acordo com os princípios do HRAC, verificou-se a necessidade de investigar o conhecimento que esses profissionais possuem sobre o tema: a interdisciplinaridade. O universo da pesquisa foi constituído por 13 profissionais (100.0%) das diferentes áreas, representados por 09 sujeitos (69.2%) e teve como objetivo constatar o nível do conhecimento dos alunos/especializandos e sua consciência sobre a interdisciplinaridade no cotidiano do CPA. A pesquisa foi exploratória, valendo-se da abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumental técnico, o questionário com perguntas abertas. Constatamos que os profissionais reconheceram o trabalho no cotidiano do CPA como interdisciplinar e que, apesar de terem tomado conhecimento do tema interdisciplinaridade – durante a graduação (88.9%), a vivência interdisciplinar só se efetivou durante seu treinamento profissional.

https://doi.org/10.20396/sss.v4i1.8634973
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