Banner Portal
A utilidade da pesquisa para o serviço social
PDF

Palavras-chave

Pesquisa. Serviço social. Ciência

Como Citar

PEREIRA, P. A. P. A utilidade da pesquisa para o serviço social. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 17–28, 2015. DOI: 10.20396/sss.v4i1.8634975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634975. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Este artigo trata da utilidade da pesquisa para o Serviço Social e da importância de torná-la uma atividade integral e intrínseca à profissão. Critica a persistência da dicotomia entre  teoria e prática nos meios profissionais e a tradicional redução do Serviço Social a um conjunto de técnicas. Ao mesmo tempo em que aponta dificuldades de aplicação da pesquisa no dia-a-dia do assistente social, reconhece a existência de avanços investigativos na profissão e exorta os profissionais a encararem a pesquisa como uma necessidade científica e não um luxo intelectual.

https://doi.org/10.20396/sss.v4i1.8634975
PDF

Referências

BORÓN, A. A coruja de Minerva: mercado contra democracia no capitalismo contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2001.

FALEIROS, V. Alternativas metodológicas da pesquisa em Serviço Social. In: Rev. Serviço Social & Sociedade nº 21. São Paulo: Cortez. Ano VII. Ago. 1986.

GREENWOOD, E. A Ciência Social e o Serviço Social: uma teoria de seu relacionamento. PUC/SP, 1970.

GREENWOOD, E. Metodologia de la investigación social. Buenos Aires: Paidós, 1773.

GALPER, Jeffry. Política social & trabalho social. São Paulo: Cortez,1986.

HOWE, D. An introductión to social work theory. England: Ashgate, 1992.

IAMAMOTO, M. Questões preliminares postas pelos dados obtidos junto às unidades de ensino: tendências e alternativas. Relatório preliminar de pesquisa. ABESS/PUC-SP, setembro/1987.

LESSA, S. Serviço e trabalho: do que se trata? In: Revista Temporalis, Brasília: ABEPSS, n. 2. Ano I, Julho a dezembro 2000.

MARTINS, J.S. Sobre o modo capitalista de pensar. São Paulo: Hucitec, 1978.

NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In: Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo: Cortez, n. 50. Ano XVIII, abr. 1996.

PEREIRA-PEREIRA, P. A. A importância da pesquisa para o desenvolvimento do Serviço Social no Brasil. In: Caderno técnico, Brasília: SESI, n. 17, 1988.

PEREIRA-PEREIRA, P. A. A formação do assistente social e o exercício profissional: a questão da militância intelectual e da criação de atores sociais. Brasília: 2003. Mimeografado.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

QUIVY, R & CAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em Ciências Sociais: trajectos. Lisboa: Gradiva, 1998.

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.