Banner Portal
O papel dos hospitais universitários no SUS: avanços e retrocessos
PDF

Palavras-chave

Hospital universitário. Reforma hospitalar. SUS. Atendimento integral

Como Citar

TORO, I. F. C. O papel dos hospitais universitários no SUS: avanços e retrocessos. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 55–60, 2015. DOI: 10.20396/sss.v4i1.8634978. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634978. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

Os hospitais universitários vem atravessando uma crise de décadas, no que se refere a financiamento, gestão, inserção no SUS e relacionamento com a academia. A necessidade de mudanças neste modelo culminou com uma discussão de um programa entre gestores federais, estaduais, municipais e diversos membros da área hospitalar no sentido de recertificação e contratualização dos hospitais universitários, o que representa um avanço na implantação da integralidade e equidade do atendimento público.

https://doi.org/10.20396/sss.v4i1.8634978
PDF

Referências

BITTAR, Olímpio J. Nogueira V. Indicadores de Qualidade e Quantidade em Saúde. Parte II. RAS – Vol. 6, no 22 – jan./mar, 2004.

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS: Doutrinas e Princípios. Brasília/DF, 1990.

BRASIL.Ministério da Saúde. Ministério da Educação e Cultura. Instrumento de Avaliação e Monitoramento do HUES. www.saude.gov.br/sas/

CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção. Campinas: DMPS/FCM/UNICAMP. Nov. 2001.

CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira e MERHY, Emerson Elias. A Integralidade do Cuidado como Eixo da Gestão Hospitalar. Campinas, DMPS/FCM/Unicamp

MERHY, E. E. Perspectivas Atuais do SUS e o Agir Tecnológico do Trabalhador como um Ato Ético-Político. Serviço Social & Saúde, no 3, p. 1−11, 2004.

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.