O papel dos hospitais universitários no SUS: avanços e retrocessos

Autores

  • Ivan Felizardo Contrera Toro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sss.v4i1.8634978

Palavras-chave:

Hospital universitário. Reforma hospitalar. SUS. Atendimento integral

Resumo

Os hospitais universitários vem atravessando uma crise de décadas, no que se refere a financiamento, gestão, inserção no SUS e relacionamento com a academia. A necessidade de mudanças neste modelo culminou com uma discussão de um programa entre gestores federais, estaduais, municipais e diversos membros da área hospitalar no sentido de recertificação e contratualização dos hospitais universitários, o que representa um avanço na implantação da integralidade e equidade do atendimento público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Felizardo Contrera Toro, Universidade Estadual de Campinas

Chefe da Disciplina de Cirurgia Torácica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas e Superintendente do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BITTAR, Olímpio J. Nogueira V. Indicadores de Qualidade e Quantidade em Saúde. Parte II. RAS – Vol. 6, no 22 – jan./mar, 2004.

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS: Doutrinas e Princípios. Brasília/DF, 1990.

BRASIL.Ministério da Saúde. Ministério da Educação e Cultura. Instrumento de Avaliação e Monitoramento do HUES. www.saude.gov.br/sas/

CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção. Campinas: DMPS/FCM/UNICAMP. Nov. 2001.

CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira e MERHY, Emerson Elias. A Integralidade do Cuidado como Eixo da Gestão Hospitalar. Campinas, DMPS/FCM/Unicamp

MERHY, E. E. Perspectivas Atuais do SUS e o Agir Tecnológico do Trabalhador como um Ato Ético-Político. Serviço Social & Saúde, no 3, p. 1−11, 2004.

Downloads

Publicado

2015-05-14

Como Citar

TORO, I. F. C. O papel dos hospitais universitários no SUS: avanços e retrocessos. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 55–60, 2015. DOI: 10.20396/sss.v4i1.8634978. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634978. Acesso em: 26 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos