Banner Portal
Política pública de assistência social: o momento de consolidação no Brasil
PDF

Palavras-chave

Assistência social. Política Nacional de Assistência Social. Conselho Nacional de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social. Proteção social. Benefícios

Como Citar

PINHEIRO, M. M. B. Política pública de assistência social: o momento de consolidação no Brasil. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 29–38, 2015. DOI: 10.20396/sss.v4i1.8634979. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634979. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

O presente texto relata o momento atual da assistência social no Brasil no qual é criado o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), unificando as políticas de combate à fome, transferência de renda e assistência social. No campo da assistência social localiza o nascimento e as primeiras perspectivas da Política Nacional, cria o Sistema Único e propõe regulação institucional pela primeira vez no país de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS.

https://doi.org/10.20396/sss.v4i1.8634979
PDF

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.

MAZZEO, Carlos. Estado e Burguesia no Brasil, 1989.

OLIVEIRA, Francisco. A questão do Estado Vulnerabilidade Social – Cadernos ABONG – Outubro de 1995.

PINHEIRO, Márcia Maria Biondi. As subvenções sociais em Minas Gerais: a mediação parlamentar na política de assistência social. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

SPOSATI, Aldaíza. Cidadania e Comunidade Solidária. Revista Serviço Social & Sociedade, 1997.

SPOSATI, Aldaíza. Sistema Único de Assistência Social, mimeo, 2004.

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.