Resumo
O presente texto relata o momento atual da assistência social no Brasil no qual é criado o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), unificando as políticas de combate à fome, transferência de renda e assistência social. No campo da assistência social localiza o nascimento e as primeiras perspectivas da Política Nacional, cria o Sistema Único e propõe regulação institucional pela primeira vez no país de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS.
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.
MAZZEO, Carlos. Estado e Burguesia no Brasil, 1989.
OLIVEIRA, Francisco. A questão do Estado Vulnerabilidade Social – Cadernos ABONG – Outubro de 1995.
PINHEIRO, Márcia Maria Biondi. As subvenções sociais em Minas Gerais: a mediação parlamentar na política de assistência social. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
SPOSATI, Aldaíza. Cidadania e Comunidade Solidária. Revista Serviço Social & Sociedade, 1997.
SPOSATI, Aldaíza. Sistema Único de Assistência Social, mimeo, 2004.
A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.