Banner Portal
Ensaio sobre tema da prática do serviço social na área da saúde: a interdisciplinaridade
PDF

Palavras-chave

Saude. Serviço social. Equipe

Como Citar

CARRIJO, Danila; PORTO, Érika Lisboa; BERTANI, Íris Fenner. Ensaio sobre tema da prática do serviço social na área da saúde: a interdisciplinaridade. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 39–54, 2015. DOI: 10.20396/sss.v2i1.8635007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8635007. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

A questão da interdisciplinaridade tem sido discutida com intensidade na pratica do Serviço social na area da saude. Constata-se não só a necessidade da presença de profissionais que atuem no campo da doença em si (médico, enfermeiros, farmaceuticos), mas de uma equipe composta por profissionais de outras areas do conhecimento, unindo as ciencias humanas as biologicas, no antendimento do indiciduo como um todo. Em relação as questões mais amplas referentes a sociedade em geral, destaca-se a importancia do fator politico, já que a interligação do conhecimento pode ser a chave para se evitar politicas publicas setorizadas ou setoriais, as quais nao alcançam resultados completos, devido ao limite de sua brangencia em relação ao todo. Este estudo sobre a interdisciplinaridade foi direcionado também para analise de fundamentação teorica, destacando alguns obstaculos tais como o positivismo, confusão na conceituação do termo, a propria estrutura das disciplinas e na forma como se desenvolve o trabalho nas instituições, alem das diferenças culturais entre diferentes sujeitos e as exigencias de individualização e competitividade do mundo atual. Concluimos que na maior parte das vezes o que se observa sao momentos interdisciplinares entre areas afins. Embora cada profissional reconheça a importancia da relação com outros profissionais e de um trabalho conjunto, não há por enquanto, manifestações de integração de um plano de tratamento mais voltado as complexas e diferenciadas necessidades do ser humano doente, em detrimento das invisiveis cercas do saber. 
https://doi.org/10.20396/sss.v2i1.8635007
PDF

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.