Ensaio sobre tema da prática do serviço social na área da saúde: a interdisciplinaridade

Autores

  • Danila Carrijo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Érika Lisboa Porto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Íris Fenner Bertani Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.20396/sss.v2i1.8635007

Palavras-chave:

Saude. Serviço social. Equipe

Resumo

A questão da interdisciplinaridade tem sido discutida com intensidade na pratica do Serviço social na area da saude. Constata-se não só a necessidade da presença de profissionais que atuem no campo da doença em si (médico, enfermeiros, farmaceuticos), mas de uma equipe composta por profissionais de outras areas do conhecimento, unindo as ciencias humanas as biologicas, no antendimento do indiciduo como um todo. Em relação as questões mais amplas referentes a sociedade em geral, destaca-se a importancia do fator politico, já que a interligação do conhecimento pode ser a chave para se evitar politicas publicas setorizadas ou setoriais, as quais nao alcançam resultados completos, devido ao limite de sua brangencia em relação ao todo. Este estudo sobre a interdisciplinaridade foi direcionado também para analise de fundamentação teorica, destacando alguns obstaculos tais como o positivismo, confusão na conceituação do termo, a propria estrutura das disciplinas e na forma como se desenvolve o trabalho nas instituições, alem das diferenças culturais entre diferentes sujeitos e as exigencias de individualização e competitividade do mundo atual. Concluimos que na maior parte das vezes o que se observa sao momentos interdisciplinares entre areas afins. Embora cada profissional reconheça a importancia da relação com outros profissionais e de um trabalho conjunto, não há por enquanto, manifestações de integração de um plano de tratamento mais voltado as complexas e diferenciadas necessidades do ser humano doente, em detrimento das invisiveis cercas do saber. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danila Carrijo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É assistente social do Tribunal de Justiça do Estado São Paulo. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, qualidade de vida, equipe multiprofissional, grupos, direitos, família, violência, criança e adolescente. Realizou oficinas e palestras direcionadas a alunos da graduação em Serviço Social. Especialista em Gestão Publica de Saude (UNIRIO). Docente do curso de Serviço Social da UNIP (Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto). Doutoranda em Serviço Social na Unesp/Franca e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Qualidade de Vida e Relações de Trabalho - QUAVISSS.

Érika Lisboa Porto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, qualidade de vida, equipe interdisciplinar, obesidade e tratamento. Trabalhos com comunidade. Atualmente, realizando triagem de futuros alunos de uma fazenda de recuperação de portadores de dependência química e álcool.

Íris Fenner Bertani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1967), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Livre Docência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2002). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Saúde, atuando como Diretora Técnica de Serviço de Saúde no Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP de 1974 a 2001 e Ouvidora Pública de 1999 a 2001. Atualmente é professora adjunta da UNESP -Universidade Estadual Paulista, ministrando aulas no curso de Graduação e no Programa de Pós Graduação em Serviço Social. Desenvolve principalmente os seguintes temas: serviço social, pesquisa em serviço social, saúde, saúde e qualidade de vida e política social de saúde. Lidera o QUAVISSS, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Qualidade de Vida e Relações de Trabalho - UNESP. É membro do Conselho Editorial da revista International Social Work, publicação oficial da International Association of Schools of Social Work (IASSW), International Council on Social Welfare (ICSW) e da International Federation of Social Workers (IFSW).

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

CARRIJO, D.; PORTO, Érika L.; BERTANI, Íris F. Ensaio sobre tema da prática do serviço social na área da saúde: a interdisciplinaridade. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 39–54, 2015. DOI: 10.20396/sss.v2i1.8635007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8635007. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)