Resumo
Este artigo trata das contrarreformas do Ensino Superior no Brasil sob a lógica neoliberal nos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC), Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) e Dilma Vana Rousseff. Essas orientações norteadas pela macroeconomia internacional colocam para o movimento da educação novos desafios na luta pelo ensino público, laico, gratuito, universal e de qualidade. A precarização do ensino superior atinge todos os cursos, analiso nesse contexto o alcance na formação do assistente social e a resposta dos docentes e estudantes na luta pelo ensino de qualidade.
Referências
ABRAMIDES, M. B.C. O Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social Brasileiro. Tese de Doutorado, PUCSP, 2006.
ABRAMIDES, M. B.C. Contrarreforma do Ensino Superior sob a lógica
neoliberal. Revista PUCViva-Faces da Educação-Reforma Universitária, ano 6, nº21, São Paulo, julho a setembro de 2004-ISNN-1806-3667.
CFESS, ABEPSS, ENESSO. Abaixo a Censura - Sobre a Incompatibilidade entre Serviço Social e Ensino a Distância. Brasília, 2011- site www.cfess.org.br.
CHAUÍ, M. A Universidade Operacional: atual Reforma do Estado ameaça esvaziar a instituição universitária com uma lógica de mercado. São Paulo, FSP,09 de maio de 1999.
IAMAMOTO, M. V. Reforma do Ensino Superior e Serviço Social. Temporalis. ABEPSS, ano I, nº 1, jan./ jun. de 2000.
NETTO, J. P. A Reforma do Estado e impactos no Ensino Superior, Revista ABEPSS, Temporalis I, Reforma do Ensino Superior e Serviço Social, ano I nº 1, jan./ jun 2000.
OLIVEIRA, E. M. Reforma da Educação no Governo PT/Lula. Revista PUCViva. Faces da Educação: Reforma Universitária, Ano 6, nº 21, jul./ set. 2004.
REVISTA PUCViva. Mercantilização do Ensino e Ensino à Distância. Ano 10, nº 35, mai./ago. 2009. São Paulo. ISSN 1806-3667
A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.