Banner Portal
Por uma universidade aberta à participação do idoso
PDF

Palavras-chave

Terceira idade. Idoso. Universidade aberta à terceira idade. Educação intergeracional

Como Citar

SILVA, Maria Liduína de Oliveira e; CASETTO, Sidnei José; GAGLIARDI, Elizabeth Gonzalez; PAULA, Yara Aparecida de; MENDES, Rosilda; GUERRA, Ricardo Luís Fernandes; DINIZ, Tânia Maria Ramos de Godoi; HERRERA, Heliete Rodrigues. Por uma universidade aberta à participação do idoso. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 27–38, 2015. DOI: 10.20396/sss.v14i1.8638900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8638900. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Apresenta-se a reformulação de uma proposta de Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) ocorrida no campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reconstituindo sua história e seu processo político-pedagógico na perspectiva dos princípios de ensino público e gratuito, de educação intergeracional e de integração dos idosos às atividades do campus. Apresentam-se também as características da cidade de Santos quanto à população de idosos, e discute-se o papel da universidade em relação a ela. O relato da experiência aponta para a possibilidade de uma UATI integrada ao campus, com baixo custo operacional e ampla participação universitária. Entretanto, também são relatadas dificuldades, como a ausência de espaços estáveis ou próprios para as aulas e guarda de materiais e arquivos. Por fim, apontam-se os horizontes que puderam se abrir com esta proposta, que parecem mostrar o potencial da UATI no favorecimento da vocação universitária pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão.

https://doi.org/10.20396/sss.v14i1.8638900
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso / Ministério da Saúde. 1. ed., 2.a reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/ Acesso em: 16 Março 2015.

FERRIGNO, J. C. Co-educação entre gerações. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: SESC, 2003.

OLIVEIRA, R. C. S. O Processo histórico do Estatuto do Idoso e a inserção pedagógica na Universidade Aberta. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p. 278–286, dez. 2007.

SILVA, A. A. Viver com mais de 60 anos: a propósito da política social para as pessoas idosas. Serviço Social & Saúde. UNICAMP, Campinas, v. X, n. 11, jul. 2011.

VERAS, R.P.; CALDAS, C.P. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das Universidades da Terceira Idade. Ciência & Saúde Coletiva, 9 (2): 423-432, 2004.

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.