Por uma universidade aberta à participação do idoso

  • Maria Liduína de Oliveira e Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Sidnei José Casetto Universidade Federal de São Paulo
  • Elizabeth Gonzalez Gagliardi Universidade Federal de São Paulo
  • Yara Aparecida de Paula Universidade Federal de São Paulo
  • Rosilda Mendes Universidade Federal de São Paulo
  • Ricardo Luís Fernandes Guerra Universidade Federal de São Paulo
  • Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz Universidade Federal de São Paulo
  • Heliete Rodrigues Herrera Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Terceira idade. Idoso. Universidade aberta à terceira idade. Educação intergeracional

Resumo

Apresenta-se a reformulação de uma proposta de Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) ocorrida no campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reconstituindo sua história e seu processo político-pedagógico na perspectiva dos princípios de ensino público e gratuito, de educação intergeracional e de integração dos idosos às atividades do campus. Apresentam-se também as características da cidade de Santos quanto à população de idosos, e discute-se o papel da universidade em relação a ela. O relato da experiência aponta para a possibilidade de uma UATI integrada ao campus, com baixo custo operacional e ampla participação universitária. Entretanto, também são relatadas dificuldades, como a ausência de espaços estáveis ou próprios para as aulas e guarda de materiais e arquivos. Por fim, apontam-se os horizontes que puderam se abrir com esta proposta, que parecem mostrar o potencial da UATI no favorecimento da vocação universitária pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Liduína de Oliveira e Silva, Universidade Federal de São Paulo

Coordenadora da Universidade Aberta da Terceira Idade do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (UATI/BS), gestão 2014/15, professora do Curso de Serviço Social do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo.

Sidnei José Casetto, Universidade Federal de São Paulo
Professor do Departamento de Saúde, Clínica e Instituições do campus Baixada Santista da UNIFESP e ex-coordenador da UATI/BS, gestão 2012/13.
Elizabeth Gonzalez Gagliardi, Universidade Federal de São Paulo

Secretária Executiva da UATI/BS da UNIFESP de 2006 a 2010 e de 2012 até os dias atuais.

Yara Aparecida de Paula, Universidade Federal de São Paulo
Coordenadora Adjunta (gestão 2014-2015) e coordenadora pedagógica da UATI/BS desde 2012.
Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva do campus Baixada Santista da UNIFESP e membro do Conselho Gestor da UATI/BS.

Ricardo Luís Fernandes Guerra, Universidade Federal de São Paulo

Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano do campus Baixada Santista da UNIFESP e membro do Conselho Gestor da UATI/BS.

Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz, Universidade Federal de São Paulo
Professora do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva do campus Baixada Santista da UNIFESP e membro do Conselho Gestor da UATI/BS.
Heliete Rodrigues Herrera, Universidade Federal de São Paulo

Presidente da Associação Exa-UATI e membro do Conselho Gestor da UATI/BS. 

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso / Ministério da Saúde. 1. ed., 2.a reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/ Acesso em: 16 Março 2015.

FERRIGNO, J. C. Co-educação entre gerações. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: SESC, 2003.

OLIVEIRA, R. C. S. O Processo histórico do Estatuto do Idoso e a inserção pedagógica na Universidade Aberta. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p. 278–286, dez. 2007.

SILVA, A. A. Viver com mais de 60 anos: a propósito da política social para as pessoas idosas. Serviço Social & Saúde. UNICAMP, Campinas, v. X, n. 11, jul. 2011.

VERAS, R.P.; CALDAS, C.P. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das Universidades da Terceira Idade. Ciência & Saúde Coletiva, 9 (2): 423-432, 2004.

Publicado
2015-07-23
Como Citar
Silva, M. L. de O. e, Casetto, S. J., Gagliardi, E. G., Paula, Y. A. de, Mendes, R., Guerra, R. L. F., Diniz, T. M. R. de G., & Herrera, H. R. (2015). Por uma universidade aberta à participação do idoso. Serviço Social E Saúde, 14(1), 27-38. https://doi.org/10.20396/sss.v14i1.8638900
Seção
Artigos