Banner Portal
Representações em torno da dependência de drogas entre futuros professores: estudo de caso
PDF

Palavras-chave

Serviço social em saúde e educação. Drogadição. Representações sociais. Formação docente

Como Citar

GANEV, Eliane. Representações em torno da dependência de drogas entre futuros professores: estudo de caso. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 211–220, 2015. DOI: 10.20396/sss.v12i2.8639495. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8639495. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta e discute pesquisa realizada em universidade sediada na capital paulista, na qual ouvimos 378 futuros professores sobre sua formação para atuar na prevenção da dependência de álcool e outras drogas nas escolas, matéria que consideramos de interesse para a atuação profissional em Serviço Social relacionada concomitantemente à Saúde e à Educação. Utilizamos como referências: os atuais marcos legais brasileiros sobre o tema, estudos epidemiológicos recentes realizados no país e produções voltadas aos fundamentos teóricos da área. A metodologia configurou-se como estudo de caso e pesquisa-ação, e incluiu convênio de cooperação técnica com uma agência pública paulista. Dentre os resultados, ressaltamos: a persistência de visões próprias do senso comum acerca do tema genérico “drogas” e o desconhecimento das atuais políticas sobre drogas; mas também, a existência de potencialidades para qualificar a formação docente no campo da prevenção. 

https://doi.org/10.20396/sss.v12i2.8639495
PDF

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.