Banner Portal
O princípio do diálogo nas atividades educativas no programa de residência multiprofissional em saúde
PDF

Palavras-chave

Educação popular em saúde. Hospital. Residência multiprofissional. Diálogo.

Como Citar

ANDRADE, Patricia Tiemy Arakaki Nakashima de; SCANDOLA, Estela Márcia Rondina; ASSIS, Maria de Fátima Bregolato Rubira de. O princípio do diálogo nas atividades educativas no programa de residência multiprofissional em saúde. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 279–300, 2018. DOI: 10.20396/sss.v16i2.8651467. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8651467. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O hospital além de ser um local de atendimento de doentes e seus afins, é também o local propício para que ocorra a Educação Popular em Saúde com os usuários. O presente artigo tem por objetivo analisar as atividades educativas coletivas realizadas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PREMUS) a partir do princípio do diálogo da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS). Metodologia de base qualitativa e análise documental, onde se buscou coletar, organizar e analisar os dados das atas que registraram as atividades educativas, entre julho/2014 a julho/2015 que ocorreram na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) do Hospital São Julião, sendo utilizado como base para compreensão dos dados, a PNEPS de 2012. Foram encontrados registros de 56 (cinquenta e seis) atas, cujos dados foram organizados em um quadro onde foram observados: frequência semanal das atividades coletivas de Educação em Saúde; os temas das atividades estão, geralmente, relacionados às especificidades de cada área profissional; e, no que se refere ao diálogo, observou-se que há interatividade, mas sem a perspectiva dos princípios da PNEPS. Espera-se que este estudo contribua para potencializar o serviço já existente, disseminar para os demais ambientes hospitalares e, sobretudo, reafirmar as possibilidades da Educação Popular em Saúde, como instrumentalidade promotora de conhecimentos e, portanto, indutora de direitos. 
https://doi.org/10.20396/sss.v16i2.8651467
PDF

Referências

AURÉLIO, Dicionário. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/ministrar Acesso em: 02 mar 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília: DF, 2012. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/diverpsi/arquivos/PNEPS-2012.PDF Acesso dia 10 jan 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html Acesso dia 10 jan 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. I Seminário Nacional da Residência Multiprofissional em Saúde. Brasília – DF, 2005.

BORDENAVE, J.E.D. Alguns fatores pedagógicos. OPS. Brasília, 1983. Disponível em: http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/EAlguns.pdf Acesso dia 15 abr 2017.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na saúde. Brasília: CFESS, 2010. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf Acesso dia 10 jan 2017.

DESLAURIERS, J. P.; KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Editora Vozes. 3ª. Edição. Petrópolis, 2012.

FALEIROS, V.; VASCONCELLOS, L. C. F.; SILVA, J. F. S.; SILVEIRA, R. M. G.; A construção do SUS: histórias da Reforma Sanitária e do processo participativo. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, 2006.

FRANCO, T. A. V.; SILVA, J. L. L.; DAHER, D. V. Educação em Saúde e a Pedagogia Dialógica: uma reflexão sobre grupos educativos na Atenção Básica. Informe-se em promoção da saúde, v.7, n.2.p.19-22, 2011. Disponível em: http://www.uff.br/promocaodasaude/grpos%20ed.pdf. Acesso em 31 mai 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização, Introdução e Revisão Técnica de Roberto Machado. 4.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

GESAWORLD. Projeto: Bases para a criação e desenvolvimento de uma Rede de Cuidados Continuados no Estado do Mato Grosso do Sul: E2. P4. Modelo de Cuidados Continuados e Estratégias básicas para dar impulso a criação e desenvolvimento do novo modelo. São Paulo: Gesaworld, 2012. Não publicado

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.

MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2007.

PEDROSA, J. I. S. Educação Popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

PEREIRA, A. A.; OLIVEIRA, N. H. D. de. Reflexões acerca do assistente social em sua dimensão educativa com famílias. Serviço Social e Saúde, v. 12, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf Acesso dia 10 fev 2017.

SARRETA, F. O. Educação permanente em saúde para os trabalhadores do SUS. 2009. 232 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Estadual Paulista Campus de Franca, Franca, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL-UFMS/HSJ/SES. Projeto Pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional ou em Área Profissional da Saúde. Campo Grande: MS, 2014. Não publicado

WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.