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Percepções do estudante com necessidades educacionais especiais sobre a politica de acessibilidade na universidade
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Keywords

Inclusão. Acessibilidade. Necessidades especiais. Diversidade

How to Cite

BITTENCOURT, Zélia Zilda Lourenço de Camargo. Percepções do estudante com necessidades educacionais especiais sobre a politica de acessibilidade na universidade. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 61–78, 2015. DOI: 10.20396/sss.v9i2.8634887. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8634887. Acesso em: 19 may. 2024.

Abstract

O direito ao acesso à educação regular tem sido tema recorrente nas discussões em vários órgãos educacionais. Garantir não só o acesso, mas principalmente a permanência de pessoas com algum tipo de deficiência nas universidades extrapolam a questão da adequação das instalações físicas. Esta investigação se propôs a conhecer as percepções dos alunos universitários com necessidades educacionais especiais sobre as condições de inclusão e acessibilidade da Universidade. Para isso, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo cujos sujeitos foram alunos e ex-alunos com necessidades especiais que utilizavam o serviço de apoio didático do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas. A amostra contou com nove estudantes e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, gravadas com o consentimento dos entrevistados. Para a análise, os dados foram agrupados de acordo com núcleos temáticos. Um dos aspectos relevantes do estudo foi a identificação de sentimento de insatisfação com a política de acessibilidade da universidade que tem dificuldade de implementar ações mais pontuais de inclusão, reflexo da nossa sociedade, que está estruturada para as pessoas “normais”, e ainda não assimilou os conceitos de acessibilidade e desenho universal que devem contemplar toda a diversidade humana.

https://doi.org/10.20396/sss.v9i2.8634887
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