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A dimensão educativa no estágio supervisionado em serviço social: a perspectiva do supervisor de campo
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Palavras-chave

Serviço social. Dimensão educativa. Estágio supervisionado. Supervisão de campo

Como Citar

GIAQUETO, Adriana. A dimensão educativa no estágio supervisionado em serviço social: a perspectiva do supervisor de campo. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 157–170, 2015. DOI: 10.20396/sss.v12i2.8639492. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8639492. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo, resultado parcial de pesquisa desenvolvida na UNESP/Franca, aborda a visão dos supervisores de campo em relação à dimensão educativa inerente à supervisão de campo em Serviço Social. A matéria-prima da supervisão em Serviço Social é o agir profissional, que na perspectiva da totalidade, compreende não só a estratégia de ação, os instrumentos, mas todo o processo de ensino-aprendizagem, análise da realidade, fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos; configura-se como um espaço fecundo de construção de mediações. Considerando o Serviço Social como um trabalho social, político, histórico, cuja ação profissional cotidiana é direcionada para a construção de uma sociedade efetivamente justa e democrática, podemos compreender o significado do estágio, pois é através dele que o estudante tem a primeira oportunidade de adentrar neste universo. O estágio supervisionado configura-se como um dos componentes fundamentais no processo de formação profissional do assistente social, pois é através dele que se viabiliza o exercício da práxis, a vivência refletida do conteúdo apreendido no meio acadêmico, a articulação da teoria com a prática. Ao atuar enquanto supervisor de campo, o assistente social compartilha com o estagiário, com o supervisor acadêmico e os docentes da unidade de formação, o processo de construção do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/sss.v12i2.8639492
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