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Mapeamento das Unidades de Formação Acadêmica – UFAS Região Sul II
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Formação profissional. Diretrizes curriculares. Exercício profissional. Serviço social

Cómo citar

PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira; ADRIANO, Ana Lívia. Mapeamento das Unidades de Formação Acadêmica – UFAS Região Sul II. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 149–165, 2015. DOI: 10.20396/sss.v10i1.1382. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/1382. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumen

A pesquisa “Mapeamento das Unidades de Formação Acadêmica – UFAs Região Sul II”, realizada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), na gestão 2009-2010, apresenta a intencionalidade de compreender as particularidades da formação profissional do assistente social, no que tange ao perfil das UFAs, a organização curricular, a relação com a ABEPSS, o estágio supervisionado, a pesquisa e as estratégias para afirmação das Diretrizes Curriculares na formação profissional. Apreender as particularidades da profissão, sua formação e exercício profissional, articulando-os, necessariamente, às determinações históricas em que estes estão inseridos, torna-se condição para a afirmação do projeto profissional, seus princípios, valores e lutas, bem como para a afirmação do significado social da profissão enquanto especialização do trabalho coletivo, que tem como objeto de intervenção as múltiplas expressões da questão social e os sujeitos que convivem com a exploração, a injustiça e a negação da dignidade humana. 

Abstract: The research “Mapping of Academic Unities of Formation – UFAs II South Region, held by the Brazilian Association of Education and Research in Social Work (ABEPSS), the management from 2009 to 2010, shows the intention to understand the particularities of the training of social workers, with respect to the profile of UFAs, curricular organization, the relationship with ABEPSS, the supervised training, research and strategies for the affirmation of the curriculum guidelines in the professional training. Grasp the particularities of the profession, professional education and practice, articulating them necessarily to historical factors on which they are inserted, it becomes a condition for the affirmation of professional design, its principles, values and struggles, as well as for the claim the social significance of professional expertise as a collective work, which objective of intervention the multiple expressions of social issues and the individuals who live with the exploitation, injustice and denial of human dignity.
https://doi.org/10.20396/sss.v10i1.1382
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