Banner Portal
Esporte adaptado como tema da educação física escolar
PDF

Palavras-chave

Esporte. Pessoas com deficiência. Educação Física escolar.

Como Citar

SALERNO, Marina Brasiliano; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 212–221, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637826. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O esporte integra os temas tratados pela Educação física e por anos foi o dominante na escola regular com o objetivo de encontrar talentos em modalidades convencionais. Apos discussões na área, entende-se o esporte de forma ampla, com influencias em diferentes âmbitos da sociedade. Com a concepção de esporte enquanto fenômeno social deve-se oferecer diferentes vivencias dentro do tema, sendo uma delas os esportes para pessoas com deficiência, adaptadas ou criadas para essa população. Assim, sendo uma forma de expressão, o esporte para as pessoas com deficiência deve fazer parte do currículo da Educação física escolar. As possibilidades foram propostas em uma escola estadual do município de Campinas, com alunos de 4a serie do Ciclo I. As vivencias envolveram não apenas modalidades esportivas, como também pesquisas na internet e discussões sobre causas e conseqüências das deficiências.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637826
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.