Banner Portal
Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesse em uma conta existente ou Registre uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A autoria leu as Condições para submissão e Diretrizes para autores disponíveis no site da revista na sessão Submissões?
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, e de acordo com o TEMPLATE.
  • A autoria preencheu e assinou o CHECKLIST DE SUBMISSÃO e o está anexando em formato pdf.
  • A autoria é responsável pelos conteúdos do texto.

Diretrizes para Autores

Conexões tem como missão divulgar a produção científica em Educação Física e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento na área. A revista aceita submissão de textos produzidos por profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com as temáticas da atividade física, das práticas corporais e do esporte.

 

Compõe-se das seguintes seções:

  • Artigos Originais

 

ESTRUTURA DOS TRABALHOS

  • Artigos Originais - limite máximo de 7000 palavras;

 

Os artigos deverão ser redigidos de acordo com as Diretrizes abaixo. Para a formatação, utilize o TEMPLATE disponibilizado pela revista. 

 

FORMA DE SUBMISSÃO E METADADOS

 

Para dúvidas de como submeter seu artigo, clique aqui!

 

  • Os artigos deverão ser submetidos online pelo(s) próprio(s) autor(es) via Portal de periódicos. Para maiores informações sobre como submeter um artigo, consulte o Tutorial aqui;
  • A submissão envolve a inclusão correta dos Metadados e CHECKLIST DE SUBMISSÃO, sendo obrigatória a inclusão de nome completo - de todos os autores - por extenso, email, iD Orcid, Currículo Lattes, Afiliação principal por extenso (nota: as unidades hierárquicas devem ser apresentadas em ordem decrescente, por exemplo, universidade, faculdade ou instituto e departamento) e Endereço de Correspondência do autor correspondente.
  • O resumo da biografia deve ter no máximo 4 linhas e ser objetivo, constando a formação acadêmica de origem (a última ou mais relevante) e outras afiliações, programas e projetos em andamento (se relevante). Os nomes das instituições e programas deverão ser apresentados preferencialmente por extenso.
  • A ordem da autoria do texto será rigorosamente a mesma da inserção dos nomes dos autores no Checklist na seção "CONTRIBUIÇÃO DE CADA AUTOR PARA O ARTIGO". Em nenhuma hipótese será permitido acrescentar ou retirar nome de coautor depois que o texto for encaminhado para avaliação.
  • Nos metadados, as informações de título do artigo, resumos (português, inglês e espanhol) e palavras chaves (português, inglês e espanhol) devem ser idênticas às do arquivo. Detalhes de formatação estão disponíveis no tópico Preparação do artigo. 

CADASTRO NO ORCID

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Conexões tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os artigos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador.
  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.
  • O(s) autor(es) deve(m) aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://orcid.org/", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Para uso do ORCID iD é obrigatória a validação do mesmo após o cadastro. Veja aqui o tutorial para cadastro.

 

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

  • A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br, incluindo a assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a proteção da privacidade dos voluntários.
  • A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir a resoluções específicas (Lei nº 6.638/79 e Decreto nº 24.645/34).
  • Em ambos os casos, é obrigatório indicação no texto de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (citando o número do parecer ou protocolo de aprovação em Métodos) ou anexar documento suplementar no ato da submissão.
  • Pesquisas feitas fora do território brasileiro precisam estar de acordo com as normas e regulamentos locais (de Comitês de Éticas nacionais próprios ou outras instâncias correspondentes.
  • Trabalhos que tenham apenas o TERMO DE CONSENTIMENTO não serão aceitos pela revista.
  • Não é obrigatória a submissão ao sistema de Comitês de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep), trabalhos que se enquadrem nos casos que têm dispensa prevista no bojo da Resolução CNS nº 510, de 7 de abril de 2016 – artigo 1º, parágrafo único. (Resolução disponível aqui).

 

DESCRIÇÃO DOS MÉTODOS E ENSAIOS CLÍNICOS 

 

Para mais detalhes, consulte a seção de Metodologia em Preparação dos artigos descrita abaixo (após a seção Apoio financeiro).

 

INTEGRIDADE E PREVENÇÃO DE PLÁGIO

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações credenciadas no Portal, a Conexões, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016. TODAS AS SUBMISSÕES SERÃO ANALISADAS INDEPENDENTE DA SEÇÃO A QUAL O ARTIGO FOR DESTINADO.

Autoplágio. Documentos de autoria própria publicados anteriormente, bem como suas adaptações, devem ser citados e referenciados devidamente.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

  • Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins. Os artigos são chancelados pela Licença de Usos do Creative Commons.

 

LIMITES DE PUBLICAÇÃO E DE AVALIAÇÃO POR AUTOR(A)

  • Limites de submissão. A Conexões publicará, no máximo, dois trabalhos da mesma autoria ou co-autoria por ano. Portanto, antes de iniciar o processo de submissão é importante que o responsável pela submissão confira com os demais autores envolvidos a situação de cada um deles. A(s) submissão(ões) que ultrapassar(em) será(ão) arquivada(s) sem apreciação de mérito. 
  • Dupla submissão. Não serão permitidos artigos tenham sido publicados ou não estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte. A Conexões não considerará para publicação artigos cujos dados tenham sido disponibilizados na Internet para acesso público. Se houver, no artigo submetido, algum material em figuras ou tabelas já publicados em outro local, a submissão do artigo deverá ser acompanhada de cópia do material original e da permissão por escrito para reprodução do material. 
  • Autoria “da casa”. A Conexões seguirá as orientações da política editorial de indexadores internacionais e nacionais quanto à publicação de artigos submetidos por autores vinculados à FEF-Unicamp. Os membros do Comitê Editorial não podem ser autores ou coautores de artigos. A publicação de artigos dos quais professores e/ou estudantes desta instituição-sede sejam autores ou coautores será limitada até 20% por volume. Os artigos serão designados ao Editor Chefe que se responsabilizará pela condução da avaliação em sistema duplo-cego.

 

APOIO FINANCEIRO

  • É obrigatório informar no artigo, sob a forma de Financiamentos antes das Notas, e nos Metadados no campo Agências de fomento informações de qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando a(s) agência(s) de fomento e o(s) número(s) do(s) processo(s).
  • Estudos que foram integral ou parcialmente financiados pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido, e ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho: "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001."

 

PREPARAÇÃO DO ARTIGO

Os artigos deverão ser redigidos de acordo com as instruções abaixo. Os artigos que não atenderem a essa estrutura serão devolvidos aos autores, sem avaliação de mérito.

  • O texto deverá ser redigido em fonte Verdana, 11 pontos, com recuos de parágrafo de 1,1 cm, espaço entre linhas 1,15 e justificado. Utilize o TEMPLATE disponibilizado pela revista. 
  • Título. Deve ser objetivo e informativo em português, inglês e espanhol. Deve ser idêntico ao título mencionado nos metadados e grafado em letras minúsculas, sendo a primeira letra da palavra inicial em maiúscula, com exceção de nomes próprios e siglas. Se houver subtítulo, este deve ser grafado também em letras minúsculas. Recomenda-se não usar abreviações no título e limitar a sua utilização no resumo e ao longo do texto. IMPORTANTE: nenhuma chamada de nota de rodapé deve ser associada ao título no arquivo.
  • Resumo estruturado. Deve ser informativo e em português, inglês e espanhol, com até 250 palavras cada. Deve ser idêntico ao resumo mencionado nos metadados, em letras minúsculas, sendo a primeira letra da palavra inicial em maiúscula, com exceção de nomes próprios e siglas. O resumo não deve conter citação ou referência. A versão estruturada é obrigatória e inclui: Introdução e/ou Objetivos, Metodologia, Resultados e discussão, e Conclusões e/ou Considerações Finais. Utilize o exemplo descrito no Template como base.
  • Palavras-chave (Keywords, Palabras Clave). São constituídas por no mínimo três (3) e no máximo, seis (6) termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto final no texto e pela tecla Enter nos metadados. Apenas a inicial de cada palavra chave deve ser grafada em letra maiúscula, exceto nomes próprios e siglas. Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras (que não haja tradução). Preferencialmente, utilizar os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS-Bireme), Base de Dados Sport Discus, Autoridades do Catálogo Acervus.
  • O texto deve respeitar o número de palavras da seção correspondente, bem como as normas da Revista (Tabela, padrões, limites de texto, contidas nessas diretrizes).
  • Introdução e/ou Objetivos deve conter: (1) justificativa objetiva para o estudo, com referências pertinentes ao assunto, sem realizar uma revisão extensa; (2) objetivo do artigo. 
  • Metodologia: Esta seção deve descrever os experimentos (quantitativa e qualitativamente) e os procedimentos em detalhes suficientes que permitam que outros pesquisadores reproduzam os resultados ou deem continuidade ao estudo e  deverá conter: (1) a descrição clara da amostra utilizada; (2) termo de consentimento livre e esclarecido, para estudos experimentais envolvendo seres humanos ou animais; (3) identificação dos métodos, equipamentos (nome do fabricante e endereço, cidade e país devem ser mencionados entre parênteses) e procedimentos utilizados; (4) descrição breve e referências de métodos publicados, mas não amplamente conhecidos; (5) descrição detalhada de métodos novos ou modificados; (6) quando pertinente, incluir a análise estatística e os programas utilizados. Descrever os critérios para seleção dos pacientes ou grupo experimental, inclusive dos controles. Se a metodologia aplicada já tiver sido empregada anteriormente, dê as referências, além da descrição resumida do método. Descreva também os métodos estatísticos empregados e as comparações para as quais cada teste foi empregado.

Utilize as ferramentas listadas abaixo, de acordo com o tipo de pesquisa realizada:

Ao relatar experimentos com seres humanos ou animais, indicar se os procedimentos seguiram as normas do Comitê Ético sobre Experiências Humanas da Instituição na qual a pesquisa foi realizada, e se os procedimentos estão de acordo com a declaração de Helsinki de 1995 e a Animal Experimentation Ethics, respectivamente. Os autores devem incluir uma declaração indicando que o protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição (instituição de afiliação de pelo menos um dos autores), com o respectivo número de identificação. Também deve incluir que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado por todos os participantes.

Trabalhos que tenham apenas o TERMO DE CONSENTIMENTO não serão aceitos pela revista.

  • Resultados e Discussão: apresentar os resultados em sequência lógica no texto, usando tabelas e figuras.  Evitar repetição excessiva de dados no texto, em tabelas ou figuras, porém, enfatizar somente as descobertas mais importantes. Na Discussão, enfatizar os aspectos originais e importantes do estudo e as conclusões que decorrem deste, evitando, porém, repetir dados já apresentados em outras partes do artigo. Em estudos experimentais, ressaltar a relevância e limitações dos resultados, confrontando com os dados da literatura e incluindo implicações para estudos futuros.
  • Conclusões e/ou Considerações Finais: a conclusão deve ser clara e concisa, baseada nos resultados obtidos, estabelecendo ligação com implicações clínicas evitando, porém, excessiva generalização. A mesma ênfase deve ser dada a estudos com resultados negativos ou positivos. Recomendações podem ser incluídas, quando relevantes.
  • Agradecimentos: quando pertinente, incluir agradecimento ou reconhecimento a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento do trabalho, porém não se qualificam como coautores.
  • Financiamento: Fontes de financiamento como auxílio a pesquisa e bolsas de estudo devem ser reconhecidos nesta seção. Os autores deverão obter permissão por escrito para mencionar nomes e instituições de todos os que receberam agradecimentos nominais.
  • Referências: apenas documentos citados no texto devem ser referenciados. A lista de Referências deve ser ordenada alfabeticamente por autoria e, em caso de duplicidade de autores, ordenados alfabeticamente por título. Devem ser padronizados por Sobrenome (em letras maiúsculas), nome por extenso. Fontes originais e adaptações em figuras, tabelas, quadros ou outras ilustrações devem ser referenciadas. Não é necessário indicar Autoria própria, exceto se a ilustração foi publicada em trabalho anterior a fim de evitar o autoplágio. Neste caso, indicar a referência no texto e na Lista de Referências.
  • Formato dos arquivos: usar editor de texto (Microsoft Word ou equivalente). As tabelas e quadros deverão estar em seus arquivos originais (Excel, Acess, Powerpoint, etc.). As figuras deverão estar nos formatos jpg, png ou tif em alta resolução (300 dpis). As figuras deverão estar incluídas no arquivo Word, mas também devem ser enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar em seus arquivos originais).

Ilustrações

  • Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas como figura abaixo das mesmas com fonte Verdana 10 pontos. Exemplo: Figura 1 – Título da figura.
  • As fotografias devem ser acompanhadas de legenda abaixo das mesmas. As ilustrações devem permitir uma perfeita reprodução, inclusive dos dísticos.
  • No caso de cópia ou adaptação indicar a fonte. Não é necessário indicar Autoria própria, exceto se a ilustração foi publicada em trabalho anterior a fim de evitar o autoplágio. Neste caso, indicar a referência no texto e na Lista de Referências. Todas as imagens devem ser fornecidas em arquivos individuais separados do texto, em resolução mínima de 300 dpi. (Exemplo: nessa resolução uma foto 10x15 cm gera um arquivo de aproximadamente 2Mb).

 Tabelas e Quadros

  • Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas por seu título (centralizado) em fonte Verdana 11 pontos. Exemplos: Tabela 1 – Xxxxxx   /   Quadro 1 - Xxxxxxx
  • As tabelas devem ser abertas nas laterais e não possuir divisão de linhas e colunas em seu interior. 
  • Os quadros são fechados, com divisões aparentes.
  • No caso de cópia ou adaptação indicar a fonte. Não é necessário indicar Autoria própria, exceto se a/o tabela/quadro foi publicada em trabalho anterior a fim de evitar o autoplágio. Neste caso, indicar a referência no texto e na Lista de Referências.

 Citações (trechos de documentos citados no texto conforme a NBR 10520).

  • As citações serão indicadas pelo sistema: (SOBRENOME, data).
  • As citações cujo texto tenha menos de 3 linhas deverão ser apresentadas dentro do parágrafo e colocadas entre aspas.
  • As citações com mais de 3 linhas de extensão deverão ter parágrafo próprio, com recuo de 4 cm e fonte Verdana 10 pontos, e espaço entre linhas simples.

Referências (documentos citados no texto conforme a ABNT NBR 6023:2018)

  • A lista de referências deve ser ordenada alfabeticamente.
  • Deverá estar alinhada à margem esquerda e colocada ao final do artigo, citando as fontes utilizadas. As referências não são justificadas e são separadas entre si por um espaço de enter.
  • O nome dos autores deve estar por extenso e separados entre si com ponto e vírgula na lista de Referências.
  • Referências com mais de 3 autores devem ser citados no texto apenas o primeiro e et al. Na lista de referência, todos os autores devem aparecer por extenso.
  • O nome das revistas deve estar por extenso e em itálico
  • Para documentos online, além dos elementos essenciais, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão: “Disponível em:” e a data de acesso, precedida da expressão “Acesso em:” conforme NBR 6023.
  • Todos os links mencionados devem estar atualizados e ativos.

ATENÇÃO: A NBR 6023 foi atualizada em 2018, portanto há mudanças significativas em materiais eletrônicos. Consulte a norma para maiores informações, se necessário.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

Para a melhor compreensão e visualização a seguir são transcritos exemplos de referências de diversos tipos de materiais.

Livros com 1 autor:
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.

Exemplo:
MARINHO, Inezil Penna. Introdução ao estudo de filosofia da educação física e dos desportos. Brasília: Horizonte, 1984. 

Livros com 2 autores:
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:
ACCIOLY, Aluiso Ramos; MARINHO, Inezil Penna. História e organização da educação física e desportos. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1956. 

Livros com 3 autores:
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:
SMITH, Collen; MARKS, Allan; LIEBERMAN, Michael. Bioqúmica médica básica de Marks:uma abordagem clínica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 

Livros com mais 3 autores:
TODOS OS AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, ano. (No texto, aparecerá o Primeiro autor seguido da expressão et al.).

Exemplo:
WITHROW, Thomas J; HUSTON, Laura J; WOJTYS, Edward M; ASHTON-MILLER, James A. The effect of an impulsive knee valgus moment on in vitro relative ACL strain during a simulated jump landing. Clinical Biomechanics, v. 21, n. 9, p. 977-983, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/?via%3Dihub. 

Livros com organizadores, coordenadores, editores
ORGANIZADOR, EDITOR, COORDENADOR, etc. (Org. ou Coord. ou Ed.) Título. Local: Editora, ano. 

Exemplo: 
CRUZ, Isabel. (Org.). Deusas e guerreiras dos jogos olímpicos. 4. ed. São Paulo: Porto, 2006. (Colecção Fio de Ariana). 

Partes de livros
AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada. 

Exemplo: 
GOELLNER, Silvana. Mulher e esporte no Brasil: fragmentos de uma história generificada. In: SIMÕES, Antonio Carlos; KNIJIK, João D. O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 359-74. 

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso:
AUTOR. Título. Ano. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) - vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa. 

Exemplo: 
ZYLBERBERG, Tatiane Passos. Possibilidades corporais como expressão da inteligência humana no processo de ensino-aprendizagem. 2007. 289 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. 

Trabalhos de eventos:
AUTOR. Título do trabalho de evento. Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada. 

Exemplo: 
SANTOS, F. B. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: MFPA, 2005. v. 1. p. 236-40. 

Leis, decretos, portarias, etc.
LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial. 

Exemplo: 
BRASIL. Decreto nº 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1. 

Artigos de jornais
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno, p. 

Exemplo: 
NAVES, Paulo. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999., Caderno Turismo 8, p. 13. 

Leis, decretos, portarias, etc.
LOCAL (país, estado ou cidade). Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial. 

Exemplo: 
BRASIL. Decreto nº 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 126, n. 66, p. 6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1. 

Artigos de revistas/periódicos
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano. 

Exemplo: 
OLIVEIRA, Marcia Helena Mota; COELHO, Emerson; TUCHER, Guilherme. Diferença na qualidade de vida de mulheres ativas e sedentárias com síndrome de fibromialgia. Conexões, Campinas, v. 7, n. 1, p. 125-135, jan./abr. 2009. 

Artigos de revistas/periódicos online: 
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dd mm aaaa.

Exemplo: 
HERNANDES, Elisabeth Sousa Cagliari. Efeitos de um programa de atividades físicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividades da vida diária. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 2, n. 12, p. 43-50, 05 jun. 2004. Disponível em: http://www.rbcm.com. Acesso em: 05 jun. 2004. 

Documentos online em geral: (Atenção: A ABNT abrange vários tipos de documentos online, incluindo redes sociais, youtube, email).
AUTOR. Título do documento online. Site/Rede social. Local, Data de divulgação. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dd mm aaaa. 

Exemplo (Facebook): 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Sistema de armazenagem. São Paulo, 19 set. 2017. Facebook: ABNT Normas Tecnicas @ABNTOficial. Disponível em: http://www.facebook.com/ABNTOficial. Acesso em: 20 maio 2004.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.