Foco e Escopo

A revista Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde tem como missão divulgar a produção científica em Educação Física e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento na área. A revista aceita submissão de textos produzidos por profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com as temáticas da atividade física, das práticas corporais e do esporte. Adota a filosofia de "acesso aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo. Adota a política de auto-arquivamento através da submissão on-line dos originais pelo(s) próprio(s) autor(es) dos trabalhos. A partir de 2010 todas as submissões dos originais deverão ser postadas no Sistema SEER, portanto, não serão mais recebidas pelo correio.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos encaminhados à revista "Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde" são avaliados por dois pareceristas ou pareceristas Ad-hoc. Para esta tarefa, utiliza-se o sistema duplo cego na emissão dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Caso o artigo receba um parecer aprovado e outro rejeitado para publicação, ele é encaminhado a um terceiro parecerista que emite um juízo definitivo sobre ele. O artigo que recebe um parecer aprovado com correções e outro rejeitado para publicação é rejeitado pelos editores. O artigo que recebe um parecer aprovado com correções e outro aprovado para publicação, ou ainda, dois pareceres com correções, são encaminhados ao autor para que providencie as alterações solicitadas pelos pareceristas. Os trabalhos não aceitos não são devolvidos e o autor é comunicado da decisão. Podem ser publicados artigos escritos por especialistas de diversas áreas de conhecimento, desde que estes sejam de interesse da área da Educação Física e suas interfaces. Os editores não assumem a responsabilidade por conceitos emitidos em artigos assinados e matérias transcritas. Os editores se reservam o direito de selecionar os artigos para publicação e ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho. A revista não publica textos já publicados em eventos científicos, artigos de convidados e/ou traduzidos. A originalidade é pré-requisito para publicação. Desse modo, como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio, a revista Conexões adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin, implantada no periódico desde novembro de 2016.

Periodicidade

Publicação Contínua

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Comitê de Ética / Ethic Commitee

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br, incluindo a assinatura de um Termo de Consentimento Informado e a proteção da privacidade dos voluntários. Anexar parecer do Comitê de Ética (Documento suplementar no ato da submissão).

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Conexões, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A Conexões não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Sponsors

 

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde é um tradicional periódico da área de Educação Física. Publicado desde 1998, a partir de 2003 torna-se responsabilidade da Faculdade de Educação Física da Unicamp.  Seu nome evidencia seu caráter multidisciplinar ao publicar estudos oriundos das ciências do esporte que tenham como interesse a atividade física e as práticas corporais.  Durante sua trajetória, destaca-se como veículo de grande visibilidade nacional e inserção internacional, principalmente, na América Latina. Oferece aos seus leitores conhecimentos atuais e respaldados por uma avaliação criteriosa. Aos seus colaboradores possibilita relevante divulgação de suas produções a partir do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp (PPEC), com mais de 343 mil acessos e mais de 310 mil downloads no ano de 2017. Por dois anos consecutivos, Conexões é o periódico mais acessado da Unicamp no PPEC. Em 2019, passa a adotar o sistema de Publicação Contínua.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447