Foco e Escopo / Focus and Scope

A revista Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde tem como missão divulgar a produção científica em Educação Física e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento na área. A revista aceita submissão de textos produzidos por profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com as temáticas da atividade física, das práticas corporais e do esporte. Adota a filosofia de "acesso aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo. Adota a política de auto-arquivamento através da submissão on-line dos originais pelo(s) próprio(s) autor(es) dos trabalhos. 

Periodicidade / Periodicity

Publicação Contínua

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2017-2018)

Qualis Único - B3 - ISSN anterior: 1516-4381  

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Submissão e Diretrizes para autores / Submission and Authors guidelines

Os artigos deverão ser submetidos Online e deverão seguir as Diretrizes para autores disponíveis aqui. Consulte o Tutorial de como Submeter seu artigo aqui.

Processo de Avaliação pelos Pares / Peer review process

Os artigos encaminhados à revista Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde são avaliados por dois pareceristas ou pareceristas Ad-hoc. Para esta tarefa, utiliza-se o sistema duplo cego na emissão dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Caso o artigo receba um parecer aprovado e outro rejeitado para publicação, ele é encaminhado a um terceiro parecerista que emite um juízo definitivo sobre ele. O artigo que recebe um parecer aprovado com correções e outro aprovado para publicação, ou ainda, dois pareceres com correções, são encaminhados ao autor para que providencie as alterações solicitadas pelos pareceristas e são reavaliados após correções. Os prazos para correção do autor variam entre 15 e 30 dias. Os trabalhos não aceitos não são devolvidos e o autor é comunicado da decisão. Podem ser publicados artigos escritos por especialistas de diversas áreas de conhecimento, desde que estes sejam de interesse da área da Educação Física e suas interfaces. Os editores não assumem a responsabilidade por conceitos emitidos em artigos assinados e matérias transcritas. Os editores se reservam o direito de selecionar os artigos para publicação e ouvir parecer de especialista para averiguar a qualidade do trabalho. A revista não publica textos já publicados em eventos científicos, artigos de convidados e/ou traduzidos. A originalidade é pré-requisito para publicação. 

Comitê de Ética / Ethic Commitee

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br, incluindo a assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a proteção da privacidade dos voluntários.

A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir a resoluções específicas (Lei nº 6.638/79 e Decreto nº 24.645/34).

Em ambos os casos, é obrigatório indicação no texto de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (citando o número do parecer ou protocolo de aprovação em Métodos) ou anexar documento suplementar no ato da submissão.

Ensaios Clínicos / Clinical Essays

A Conexões apoia a política de registro de ensaios clínicos do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e rede Equator. Sendo assim, os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação, deverão mencionar o número de identificação no texto, bem como deverão fornecer as informações, de acordo com a seção dos mesmos:

  • Ensaio Clínico randomizado – CONSORT (checklist e fluxograma)
  • Revisões sistemáticas e metanálises – PRISMA (checklist e fluxograma)
  • Estudos Observacionais em Epidemiologia – STROBE (checklist) 

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações credenciadas no Portal, a Conexões, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016. TODAS AS SUBMISSÕES SERÃO ANALISADAS INDEPENDENTE DA SEÇÃO A QUAL O ARTIGO FOR DESTINADO.

Autoplágio. Documentos de autoria própria publicados anteriormente, bem como suas adaptações, devem ser citados e referenciados devidamente.

Declaração de Direitos Autorais / Copyright

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins. Os artigos são chancelados pela Licença de Usos do Creative Commons

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A Conexões não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Histórico do periódico / Journal historic

Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde é um tradicional periódico da área de Educação Física. Publicado desde 1998, a partir de 2003 torna-se responsabilidade da Faculdade de Educação Física da Unicamp.  Seu nome evidencia seu caráter multidisciplinar ao publicar estudos oriundos das ciências do esporte que tenham como interesse a atividade física e as práticas corporais.  Durante sua trajetória, destaca-se como veículo de grande visibilidade nacional e inserção internacional, principalmente, na América Latina. Oferece aos seus leitores conhecimentos atuais e respaldados por uma avaliação criteriosa. Aos seus colaboradores possibilita relevante divulgação de suas produções a partir do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp (PPEC), com mais de 343 mil acessos e mais de 310 mil downloads no ano de 2017. Por dois anos consecutivos, Conexões é o periódico mais acessado da Unicamp no PPEC. Em 2019, passa a adotar o sistema de Publicação Contínua.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447