Resumo
Este texto busca lançar luz sobre o ensino da publicidade no Brasil durante a década de 1930, cujo elemento motivador foi o Decreto 20.158, legislação federal sobre o Ensino Comercial de 30 de junho de 1931, e institui o Ensino Comercial como uma das cadeiras do curso Técnica comercial e processos de propaganda. A partir deste decreto identificamos três obras escritas ainda nessa década que pretendiam atender aos requisitos curriculares desta lei. Nossa tarefa será apresentar alguns pontos convergentes nessas três obras na tentativa de compreender os conceitos norteadores do ensino da atividade publicitária naquele momento.
Referências
AMARAL, Azevedo; BOMFIM, Annibal. Publicidade Comercial: seus methodos e seus alcances. Rio de Janeiro: S/E, 1936.
CARVALHO, Ernani Macedo de. Publicidade e propaganda. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1947.
LION ARAÚJO, Wilson. Processos de Propaganda. São Paulo: Editora L Niccolini & Cia, 1935.
ABREU, Alzira; JALLES, Christiane. Dicionário histórico-biográfico da propaganda no Brasil. Rio de Janeiro: FGV: ABP, 2007.
BRASIL. Decreto Nº 20.158, de 30 de Junho de 1931. Organização do Ensino Comercial. Diário Official [da União], 13/2/1932, Página 2625. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20158-30-junho-1931-536778-republicacao-81246-pe.html.
CASTELO BRANCO, Renato; MARTENSEN. Rodolfo L.; REIS, Fernando (orgs.). História da propaganda no Brasil. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.
GAUDÊNCIO JUNIOR, Norberto, Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950). Dissertação de Mestrado, Departamento de Educação, Arte e História, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.
PEDRINI, Igor A. D.;MALUSÁ, Silvana. O ensino e a aprendizagem antes do curso superior em publicidade e propaganda: o paradigma do ensino pela prática (1900-1960). Santa Maria, SC. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v.18, n.38, 2019, pp. 262-278.
RAMOS, Ricardo. Do Reclame à Comunicação: Pequena História da propaganda no Brasil. São Paulo: Atual, 1985.
SIMÕES, Roberto. A propaganda no Brasil: evolução histórica. São Paulo: ESPM: Referência, 2006.
STARCH, Daniel. Principles of Advertising. Medison: The Cooperative University Co., 1910.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura