Banner Portal
As escalas, o hiato e a circunstância técnica
PDF

Palavras-chave

Correntes filosóficas.

Como Citar

BRITO, Rainer Miranda. As escalas, o hiato e a circunstância técnica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 209–234, 2014. DOI: 10.20396/rfe.v6i3.1757. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/1757. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Há uma descontinuidade entre os enunciados acerca da circunstância técnica e os recursos que a constituem em matéria; mas será esta descontinuidade, este hiato, apreensível sob o vocativo da "técnica"? Talvez não; e talvez por isso seja preciso desviar-se da "técnica". E assim fez Gilbert Simondon; mas não o Simodon das bem conhecidas teses de doutoramento, mas o autor dos técnicos cursos ministrados entre 1960-70 que exibiam estreitos exercícios textuais analítico-descritivos de algumas circunstâncias técnicas específicas. Evidenciam os cursos pós-teses do autor uma apuração metodológica até então inexistente em sua obra: a de uma oscilação entre a escala e a recursividade de esquemas funcionais.
https://doi.org/10.20396/rfe.v6i3.1757
PDF

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.