Foco e Escopo
O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, vinculada ao Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), envolvendo os grupos de estudos e pesquisas Paideia e Senso. Destina-se à divulgação e à discussão de ideias concernentes ao pensamento filosófico e educacional.
A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca não apenas contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição filosófica marcada pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
Processo de Avaliação pelos Pares
Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.
Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.
Há três opções:
- Aceitação do artigo tal como enviado;
- Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
- Recusa.
Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.
Como dito acima, a Filosofia e Educação trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.
Periodicidade
A partir do volume 15 (2023), a revista Educação e Filosofia adota a modalidade de Publicação Contínua. Até o volume 14, a revista era Quadrimestral, tendo suas edições publicadas nos meses de abril, agosto e dezembro.
Número de autores por submissão
Admite-se que cada texto submetido à revista seja assinado por, no máximo, 3 (três) autores.
Para cadastrar-se como Avaliador(a)
Filosofia e Educação admite como pareceristas docentes em exercício com titulação mínima de Doutor. Os colaboradores interessados em exercer a função podem se cadastrar como Avaliadores, devendo especificar o título "Prof. Dr." em "pronome de tratamento" e preencher detalhadamente os demais campos, relativos à formação acadêmica, à instituição em que trabalham e sobretudo à área de interesse para fins de avaliação (a esse respeito, solicita-se que sejam citados, além de disciplinas, os autores que constituem objeto e/ou referência de estudos e pesquisas).
Cadastrar-se como Avaliador implica o compromisso, pelo menos, de responder às solicitações de avaliação, registrando no sistema a disponibilidade ou indisponibilidade para a tarefa. A falta de resposta manifesta, para a revista, desinteresse em permanecer no papel de Avaliador, o qual, por conseguinte, é desabilitado, deixando o cadastrado de figurar entre os pareceristas de Filosofia e Educação.
Avaliadores com mais de um cadastro devem optar por um deles, removendo o papel de avaliador do cadastro que pretendem que seja desconsiderado; isso deve ser feito pelo próprio usuário mediante a edição de seu perfil.
Critérios para organização de Número Temático
Os Números Temáticos devem ter um caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para as áreas de Filosofia e Educação, consideradas em suas intersecções, de forma a ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino.
A avaliação da proposta de número temático acontece em duas etapas, ambas realizadas via sistema on-line da revista Filosofia e Educação.
Primeiramente, deve ser inserida no formulário do Google Docs da revista Filosofia e Educação uma ementa do número temático, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e dois deles com título de doutorado), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional.
Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.
A proposta do número temático deve obrigatoriamente conter:
- Breve ementa do Número Temático.
2. Relevância da temática proposta para o campo da área educacional.
3. Eixo temático: Deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo nucleador um tema bem definido proposto por um organizador.
4. Nome de cada artigo e autores- nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo número temático (instituições diferentes). O número temático deve conter entre 5 (mínimo) e 10 (máximo) artigos.
5. Responsável(is) pelo Número Temático - nome, instituição e e-mail. O número temático pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, duas deles devem ter o título de Doutorado. Cabe ao responsável enviar a proposta do Número Temático única e exclusivamente pelo formulário Google Docs elaborado para a revista Filosofia e Educação.
Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de Número Temático, os artigos completos que compõem o número devem ser inseridos na plataforma on-line da revista e entrarão em avaliação por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo.
São condições para a submissão dos artigos do número temático para avaliação:
- Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);
- Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê Temático sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão Online. Não aceitaremos submissão via e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link: Declaração de Originalidade.
- Criar o número de ORCID dos autores; site de acesso: http://orcid.org
A referida declaração deve ser depositada no formato DOC. no Passo 4 - Documentos Suplementares, no ato da submissão, digitalizada com as respectivas assinaturas dos autores.
Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo Comentários ao Editor, o autor deve identificar que o referido trabalho faz parte do Número Temático (ano) - sob a responsabilidade do Organizador do Número Temático. Salientamos que esse comentário não será visto pelo avaliador.