O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A CONTRIBUIÇÃO é original - portanto, isenta de plágio - e inédita (não está sendo avaliada para publicação por outra revista). O(s) autor(es) - no máximo 3 (três) - a submete(m) à revista OMITINDO seu(s) nome(s) no arquivo de texto e aceitando o caráter soberano e irrecorrível da decisão editorial.

  • O ARQUIVO submetido está em formato .doc ou .odt.

  • TODO o trabalho ora submetido foi devida e rigorosamente REVISADO, não apresentando erros gramaticais nem desrespeitando a ortografia oficial; segue todos os demais padrões de estilo, dimensões, limites e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.

  • O TÍTULO do texto NÃO excede 100 (cem) caracteres, incluindo espaços.

  • O RESUMO está digitado em fonte Garamond, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado, e NÃO contém mais de 700 (setecentos) caracteres, com espaços; é acompanhado de 3 (três) palavras-chave, separadas por ponto final em cada palavra; o mesmo se dá com o seu correspondente em Inglês, Francês ou Espanhol.

  • O CORPO DO TEXTO está digitado em página de tamanho A4, com margens superior e inferior de 3,0 (três) cm e esquerda e direita de 4,0 (quatro) cm; está em espaço 1,5 e alinhamento justificado; usa a fonte Times New Roman, tamanho 12; para destaques e ênfases emprega itálico, em vez de  sublinhado (exceto em endereços URL). As figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto, não no final do documento, como anexos.

  • Cada INTERTÍTULO do texto NÃO excede 50 (cinquenta) caracteres, com espaços.

  • As CITAÇÕES conferem rigorosamente com os textos dos quais foram extraídas; trechos com mais de três linhas estão digitados em Times New Roman tamanho 11, redondo, ocupando parágrafo à parte, com recuo de 2,0 (dois) cm em relação à margem e intervalo de uma linha em relação ao texto, tanto no início quanto no fim da citação.

  • As REFERÊNCIAS estão digitadas em fonte Garamond, tamanho 12, com títulos de obras em itálico.

  • Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro de todos os autores do manuscrito, não apenas do primeiro autor.

  • O autor principal deverá preencher a Declaração de Originalidade, imprimir, assinar na última caixa, salvar em PDF e submeter no Passo 4 do OJS - Documentos Suplementares

     

  • O AUTOR está ciente de que, na falta de algum dos requisitos e condições acima descritos e informados, a submissão será REJEITADA e ARQUIVADA.

Diretrizes para Autores

Os textos encaminhados para Filosofia e Educação devem ser originais (inclusive no sentido de serem isentos de plágio) e inéditos, podendo ser elaborados e apresentados em Português, Espanhol, Francês ou Inglês.

Admite-se que cada trabalho seja assinado por, no máximo, 3 (três) autores.

O(s) autor(es) deve(m) omitir seu(s) nome(s) no arquivo do texto submetido. Caso o trabalho venha a ser publicado, serão considerados os metadados da submissão. Por essa razão, recomenda-se atenção em seu preenchimento.

NORMAS E MEDIDAS

Os textos devem ser digitados e apresentados de acordo com as medidas e definições abaixo:

I. Parágrafo: 1,0 (um) cm.

II. Fontes:

  1. títulos: Palatino Linotype, em maiúsculas e minúsculas, tamanho 14, redondo;
  2. subtítulos e intertítulos: Palatino Linotype, em maiúsculas e minúsculas, tamanho 12, redondo;
  3. texto: Times New Roman, tamanho 12;
  4. citações com mais de três linhas: Times New Roman, tamanho 11;
  5. resumo e abstract de artigos (na primeira página, abaixo do título): Garamond, tamanho 12, redondo;
  6. referências (ao final do texto): Garamond, tamanho 12;
  7. notas de rodapé: Times New Roman, tamanho 10, redondo.

III. Espaçamento entre linhas:

  1. título: simples;
  2. resumos: 1,5;
  3. texto (incluindo citações): 1,5;
  4. referências: 1,5;
  5. notas de rodapé: simples.

IV. Papel: A4.

V. Margens:

  1. superior e inferior: 3,0 cm;
  2. esquerda e direita: 4,0 cm.

VI. Alinhamento:

  1. do título: à esquerda;
  2. do texto: justificado;
  3. das notas de rodapé: justificado;
  4. das referências: justificado.

VII. Limites:

  1. título: até 100 (cem) caracteres, incluindo espaços;
  2. intertítulo: até 50 (cinquenta) caracteres, com espaços.
  3. resumo/abstract: até 700 (setecentos) caracteres, incluindo espaços;
  4. textos de artigos e ensaios: até 30 (trinta) páginas;
  5. notas de pesquisa e relatos de experiências: até 25 (vinte e cinco) páginas;
  6. resenhas e leituras críticas: até 15 (quinze) páginas;
  7. crônicas de eventos: até 12 (doze) páginas.
  • Obs.: textos fora dos padrões acima especificados serão devolvidos aos autores, com a anotação "submissão inadequada".

VIII. Citações: 

  1. excertos que ocupem menos de três linhas devem ser citados entre aspas e incorporados ao texto;
  2. excertos com mais de três linhas devem ser citados sem aspas, na mesma fonte do texto, em tamanho 11, redondo, ocupando parágrafo à parte, com recuo de 2,0 (dois) cm em relação à margem e intervalo de uma linha em relação ao texto, tanto no início quanto no fim da citação;
  3. se o autor do trecho citado for referido no corpo do texto, bastará mencionar entre parênteses, imediatamente após o nome do autor, o ano da publicação e o(s) número(s) da(s) página(s) da obra referida;
  4. caso o autor não seja explicitado no corpo do texto, devem ser mencionados entre parênteses, após a citação, os seguintes dados, separados por vírgula e nesta ordem: sobrenome do autor, em caixa alta e baixa (apenas com a inicial maiúscula), ano de publicação, página(s) do excerto;
  5. no caso de autores como Platão, deve-se dar preferência à citação pelo sistema Stephanus de paginação, mencionando-se o nome do autor (em redondo), o título da obra (em itálico), a página e seção, como neste exemplo: Platão, A República, 455a-b.

IX. Notas de rodapé: de caráter eminentemente explicativo, devem ser numeradas consecutivamente, podendo o autor a elas recorrer para apresentar comentários adicionais sobre o próprio texto.

X. Referências: devem ser apresentadas no final do trabalho, em ordem alfabética, de acordo com os exemplos abaixo.

  • Livro de um só autor: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição.
  • Livro de dois autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
  • Livro de três autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
  • Livro de mais de três autores: SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.
  • Capítulo/Artigo em livro: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo.
  • Artigos em Revistas: SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
  • Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local.
  • Artigos em jornais: SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico. Local, data, Caderno/Seção, página(s).
  • Publicação em meio eletrônico: SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: <http://www._____> (endereço eletrônico). Acesso em: (data).
XI. Cadastro ORCID:
  • 1 Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Filosofia e Educação tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encainharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • 2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • 3 Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastroÉ obrigatório o registro ORCID de todos os autores.
 
XII. Declaração de Originalidade
 
As submissões encaminhadas à RIESUP deverão ser acompanhadas da Declaração de Originalidade, termo esse que determina se a submissão é original, seguem os protocolos do acesso livre, e se não está sendo também paralelamete encaminhada a outra publicação. Portanto, o autor principal deverá preencher a Declaração, imprimir, assinar na última caixa, salvar em PDF e submeter no Passo 4 do OJS - Documentos Suplementares. Para isso, basta clicar abaixo:
 
 

NOTA BENE:

  1. No processo de edição, os textos podem sofrer alterações formais, que em nenhuma hipótese afetarão seu conteúdo, com vistas unicamente à sua adequação ao lay out da revista.
  2. Os textos publicados exprimem os pontos de vista de seus autores, os quais se responsabilizam, para todos os efeitos (inclusive os relativos a eventual denúncia de plágio), tanto pelo conteúdo quanto pela forma dos trabalhos que assinam.

Dossiê

Publica textos solicitados a colaboradores convidados por editores e organizadores, existindo o processo de avaliação pelos pares.

Limite: de 5 a 10 trabalhos com autores de instituições diferentes.

Artigos

Publica textos de caráter dissertativo e de teor opinativo e argumentativo sobre os assuntos contemplados pela revista.

Limites: de 7 (sete) a 30 (trinta) páginas, configuradas de acordo com as Diretrizes para Autores.

Ensaios

Publica textos de forma ensaística, entendida basicamente como aquela pela qual o autor exprime seus pontos de vista e comentários num estilo pessoal.

Limites: de 7 (sete) a 30 (trinta) páginas, configuradas de acordo com as Diretrizes para Autores.

Relator de Experiências

Publica relatos e reflexões sobre experiências relativas aos assuntos contemplados pela Revista.

Limites: de 5 (cinco) a 25 páginas, configuradas de acordo com as Diretrizes para Autores.

Leituras

Publica resenhas e comentários críticos concernentes a leituras de obras que tratam de temas relacionados à Filosofia e à Educação.

Limites: de 2 (duas) a 15 (quinze) páginas, configuradas de acordo com as Diretrizes para Autores.

Pesquisas

Publica notas de pesquisa e estudos em andamento, ou concluído de dissertações e teses.

Limites: de 3 (três) a 25 (vinte e cinco) páginas, configuradas de acordo com as Diretrizes para Autores.

Formação Filosófica

Publica escritos ensaísticos e memorialísticos sobre processos de educação e formação filosóficas.
Limites: de 7 (sete) a 30 (trinta) páginas, configuradas de acordo com as Diretrizes para Autores.

In Memoriam

Publica textos de caráter ensaístico e conteúdo concernente à memorialística filosófico-educacional.

Resenha

Publica resenhas e comentários críticos concernentes a leituras de obras que tratam de temas relacionados à Filosofia e à Educação.

Limites: de 2 (duas) a 5 (cinco) páginas, configuradas de acordo com as Diretrizes para Autores.

Pareceristas Ad-hoc

Lista de pareceristas Ad-hoc do ano.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.