Banner Portal

Filosofia e Educação

Edição Atual

v. 14 n. 2 (2022)
Publicado em março 13, 2023

Escopo: O periódico Filosofia e Educação é uma publicação eletrônica, quadrimestral, organizada e editada pelo Departamento de Filosofia e História da Educação (Defhe), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Destina-se à divulgação e ao debate de ideias nas áreas de Filosofia e Educação. A revista publica textos na forma de artigos, ensaios, notas de estudos e pesquisas em andamento, relatos e reflexões sobre experiências, resenhas e leituras críticas. Busca, dessa forma, não só contribuir para uma ampla circulação de pontos de vista acerca dos assuntos que contempla e aborda, mas também honrar a tradição crítica da Filosofia e do pensamento educacional, pautando-se pelo pluralismo e pela abertura ao debate.
Qualis: A4 
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação:2009
E-ISSN: 1984-9605
Título abreviado: Filos. e Educ.
E-mailrfe@unicamp.br
Unidade: FE
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Editorial

Silvio Gamboa
1-8
Editorial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8670873

Artigos

Jose Aparecido de Oliveira Lima, Junot Cornélio Matos
9-22
A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8670257
Altair Alberto Fávero, Talia Leite de Faria, Evandro Consaltér
23-37
A prática pedagógica e o ensino de filosofia no contexto da pandemia da COVID-19
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668599
Maria Núbia de Araújo, Maria Elly Krishna dos Santos Pereira , Ruth Maria de Paula Gonçalves
38-57
A relação entre a filosofia e a educação: aportes teóricos e contribuições metodológicas para a pedagogia
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668592
Silvestre Grzibowski, Janessa Pagnussat, Aline Hernandes Grzibowski
58-72
A arte como superação da violência : uma leitura a partir da fenomenologia da vida
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8667964
Denylson Douglas de Lima Cardoso, Nelson Pereira de Sá
73-95
Ideias do século das luzes: a educação rousseauniana como projeto iluminista
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663709
Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti
96-118
Estado e educação em Hobbes e Rosanvallon: uma análise comparativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8666539
Edna Maria Magalhães Nascimento
119-144
A epistemologia pragmatista de John Dewey: uma filosofia da experiência
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668377
José Luís Ferraro
145-174
Deleuze e Guattari para pensar a educação em cièncias
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668223
Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Tobyas Maia de Albuquerque Mariz, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro
175-203
A educação humanista para o ensino jurídico
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668498
Fabiana Amaro de Brito
204-215
Liberdade, segurança e polícia: uma abordagem filosófica sob a ótica contratualista.
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8665787

Ensaios

Geverton Kohnlein
216-233
Experiência e filosofia: os efeitos da escuta em sala de aula
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668394
Augusto Gonçalves Nobre, Beatriz Martins Camões
234-244
Justificando um conflito pelo Aquífero Guarani: perspectivas da teoria da guerra justa
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8667614

Relato de Experiência

Rayza Rodrigues, Petra Schnneider
245-256
Experiência pedagógica com a ginástica na escola : uma possibilidade superadora
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8668591

Pesquisas

Rodrigo de Oliveira Figueiredo
257-274
A construção da genealogia de Foucault a partir de Nietzsche
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i2.8663610
Ver Todas as Edições