Apresentando o novo plugin OJS-ORCID

Apresentando o novo plugin OJS-ORCID

Alec Smecher

O recente lançamento da versão 3.1.2 do Open Journal System (OJS) da PKP marca um momento emocionante – um plugin ORCID API atualizado! A atualização de periódicos para o OJS 3.1.2 agora pode solicitar IDs autenticados tanto de autores quanto de coautores, e os usuários da API de membros podem declarar trabalhos publicados diretamente no registro ORCID de um autor com a permissão do autor. Todos os periódicos que atualizam para a versão mais recente do OJS podem se beneficiar dos novos recursos.

Como o ORCID, o OJS é uma plataforma de código aberto, voltada para a comunidade, que se beneficia de uma comunidade engajada de contribuidores de desenvolvedores. O suporte à API ORCID, que permite a coleta de IDs ORCID autenticados, foi lançado pela primeira vez em 2016 com o OJS 3.0, por meio do trabalho de desenvolvedores comunitários, incluindo a Universidade de Pittsburgh. As últimas adições foram desenvolvidas por uma equipe de membros da comunidade OJS na Alemanha, incluindo Nils Weiher e Dulip Withanage da Universidade de Heidelberg (também membro da ORCID através do consórcio nacional alemão).

O plug-in também ajusta a coleção de iDs ORCID autenticados para atender aos requisitos do programa de reconhecimento de melhores práticas da ORCID Collect & Connect: os iDs são coletados apenas pela API ORCID e não podem ser inseridos ou editados manualmente pelo autor ou editor. Os editores podem solicitar IDs e atualizar permissões de autores e coautores durante a produção, enviando um email a partir da tela de metadados de envio.

A data de expiração do token de acesso é exibida claramente na visualização do administrador do perfil do autor. Os IDs ORCID coletados anteriormente pela revista, mas que não podem ser confirmados como autenticados, ainda são exibidos em artigos, mas sem o ícone verde iD na exibição pública.

Os membros do ORCID que usam o plug-in do OJS sem quaisquer alterações podem atender aos requisitos dos selos de autenticação, exibição e conexão e receber imediatamente as credenciais da API do membro.

Plugin ORCID está disponível na galeria de plugins do OJS3. Os usuários interessados ​​podem ver uma lista dos recursos atualmente implementados aqui.

Assista a este vídeo do Plug-in ORCID Member API atualizado em ação.

Sobre o PKP

O Public Knowledge Project é uma iniciativa multi-universitária que desenvolve software de código aberto (gratuito) e conduz pesquisas para melhorar a qualidade e alcance da publicação acadêmica. A PKP é mais conhecida por seu trabalho na manutenção do Open Journal Systems (OJS) e Open Monograph Press (OMP).

REFERÊNCIA

SMECHER, Alec. Introducing the new OJS-ORCID plugin. Submitted by Alec Smecher on Tue, 2019-03-12 09:27. Alec Smecher´s Blog. Avaliable on: https://orcid.org/blog/2019/03/12/introducing-new-ojs-orcid-plugin. Access on: Marc 18, 2019.

COMO CITAR ESTE POST

SMECHER, Alec. Apresentando o novo plugin OJS-ORCID. Trad. Gildenir C. Santos. Blog PPEC, v.3, n.1, mar. 2019. ISSN 2526-9429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/03/18/ojs-orcid/.  Acesso em: 18 mar. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.