Edital de pesquisa: o que é e como encontrar de forma automatizada

Edital de pesquisa: o que é e como encontrar de forma automatizada

Por Maina Tumelero – 

A pesquisa, além de todo o trabalho de leitura e produção, abrange algumas questões mais burocráticas, e um bom exemplo é o edital de pesquisa.

Por melhores que sejam as nossas intenções num projeto de pesquisa, a verba e a oficialização desta pesquisa fazem toda a diferença.

O contato com editais de pesquisa abraça desde aquela pessoa que está pensando em prestar o vestibular agora, até aquele pesquisador mais experiente.

O que é um edital?

Inicialmente, um edital é um ato escrito onde são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial. Não é uma burocracia qualquer.

Os editais podem comunicar uma citação, um proclame, um contrato, uma exoneração, uma licitação de obras, serviços, tomada de preço e etc.

Deste modo, na vida acadêmica inúmeros editais são bastante relevantes, em especial os de pesquisa.
Estes regem todos os critérios, etapas, cláusulas e obrigações de um projeto de pesquisa, e até mesmo as obrigações dos bolsistas.

A ideia é que, por meio da leitura do edital, você não tenha dúvida nenhuma em relação à quais documentos devem entregar, de forma e em qual prazo, além dos passos seguintes.

Tipos de Agências de Fomento

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

O CNPq concede bolsas para a pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior, [além de editais especiais para fomento de publicações científicas].

Neste link você poderá ter mais informações sobre as modalidades e sobre edital de pesquisa.

FINEP

A Finep – Financiadora de Inovação e Pesquisa, concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras.

Por isso, abrange todo o ciclo do desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Veja mais no link.

Fundação de apoio à pesquisa

As Fundações de Apoio à Pesquisa são entidades com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública.

Por isso, cada estado tem a sua própria fundação, com editais voltados às necessidades locais.

Editais de pesquisa Institucionais

Além de todos os editais públicos e privados, também é importante você saber quais são os editais específicos da sua instituição de ensino.

Muitas oferecem oportunidades próprias que são muito interessantes e têm papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento.

Parcerias Público-Privadas para editais de pesquisa

Ainda, uma forma interessante de acessar recursos são as parcerias público-privadas (PPP), regulamentadas pela Lei 11.079/2004.

Desta forma, as PPP são o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.
Portanto, são contratos firmados, entre o setor público e privado, que funcionam mediante pagamento a determinado serviço, como a pesquisa, por exemplo.

Considerações Finais

O trabalho de pesquisa, além da leitura e produção, abrange algumas questões mais burocráticas, como ditas pela autora deste post.

Mesmo assim, todas as formas de buscar uma agência de fomento para patrocinar o trabalho de pesquisa é válido, e consiste na persistência de apresentação de um ótimo projeto

Referência

TUMELERO, Naina. Edital de pesquisa: o que é e como encontrar de forma automatizada. In: Blog do Mettzer, 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/edital-de-pesquisa/#1-O-que-e-um-edital. Acesso em: 5 set. 2019.

Como citar este post

TUMELERO, Naina. Edital de pesquisa: o que é e como encontrar de forma automatizada. Blog PPEC, Campinas, v.2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/05/05/edital/. Acesso em: 5 set. 2019.

Obs.: Material cedido gentilmente para republicação e adaptado do Blog do Mettzer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.