Artigo é destaque na Revista Internacional de Educação Superior

Artigo é destaque na Revista Internacional de Educação Superior

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

O artigo que iremos destacar no volume 5 de 2019 da nossa revista, faz parte do dossiê Internacionalização da Educação Superior no território ibero-americano, e é de Fernanda Geremias Leal e Maria Soledad Oregioni, intitulado “Aportes para analizar la internacionalización de la educación superior desde Latinoamérica: un enfoque crítico, reflexivo y decolonial”.

Este texto debate de forma crítica a questão da Internacionalização que avança no contexto global da Educação Superior. Segunda as autoras, a internacionalização se integra completamente a estrutura do capitalismo global, seguindo sua lógica de acumulação, imersa na matriz cultural do poder colonial.

O artigo possui uma introdução onde as autoras exploram a complexidade do contexto contemporâneo da internacionalização da educação superior. Feito isto, analisam este fenômeno pela ótica pós-colonial e ou apontando as contradições que remetem a padrões eurocêntricos de poder impostos pelo período colonial. Na sequência debatem perspectivas para que seja possível a abertura de um outro modelo de internacionalização de educação superior para além deste que está posto.

Leal e Oregioni fazem uma discussão sólida com uma excelente fundamentação teórica demonstrando que internacionalização como está sendo posta, está imersa na matriz cultural do poder colonial, a estrutura do sistema social histórico global e, em que o capitalismo sentido, segue a lógica de acumulação. Neste sentido, está imersa na matriz cultural do poder colonial, se sustentando em uma prática de hierarquização, legitimando e favorecendo, segundo as autoras, países, universidades e indivíduos como naturalmente superiores em relação a outros, valorizando um conhecimento eurocéntrico em detrimento a outros saberes.

A contrapartida a posição acima citada, seria de se construir um processo de internacionalização decolonizado, no seu próprio tempo e espaço, resgatando o que tem efetivamente significado para a sociedade que a integra. As autoras destacam, neste sentido, o legado do movimento de Córdoba, exemplo a ser seguido pelos países da América Latina, mesmo com todas as limitações do seu contexto histórico.

Segundo Leal e Oregioni, se faz mister um parâmetro de identidade em cada Instituição de Educação Superior, deixando claro o que se quer com a internacionalização e o que esta irá contribuir para a construção de um projeto de país. Afirmam que em tempos de reconfiguração do papel exercido pela Educação Superior no mundo, os esforços dirigidos a internacionalização se manifestam de forma intensiva nos discursos como um caminho a ser seguido pelos sistemas educativos. Seguindo este raciocínio, as autoras afirmam que, ao mesmo tempo que tais discursos enaltecem as virtudes deste fenômeno tão discutido atualmente nas Universidades, tendem a obscurecer as assimetrias de oportunidades, (desigualdade social e nível socioeconômico), além de hierarquizar a produção do conhecimento diante de realidades extremamente diferentes. Para as autoras, os estudos pós-coloniais/decoloniais e o Movimento de Córdoba proporcionam pistas nesta direção contrária que caminha o processo de internacionalização na contemporaneidade na América Latina.

Assim sendo, se faz mister uma reflexão sobre o conteúdo deste artigo não somente pela análise extremamente pertinente elaborada pelas autoras mas sim, também, pela forma como trouxeram o movimento da Universidade de Córdoba, que completou cem anos em 2018.

Excelente leitura para todos os envolvidos no trabalho docente da Educação Superior, seja ela pública, privada ou comunitária.

Referência

LEAL, F. G.; OREGIONI, M. S. Aportes para analizar la internacionalización de la educación superior desde Latinoamérica: un enfoque crítico, reflexivo y decolonial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, e019036, 16 fev. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653635.  Acesso em: 27 abr. 2019.

Como citar este post

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Artigo é destaque na Revista Internacional de Educação Superior. Blog PPEC, Campinas, SP, v.4, n.2, abr. 2019. ISSN. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/04/30/aportesriesup/. Acesso em: dia mês abrev. ano.

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