Contribuições para analisar a internacionalização da educação superior na América Latina

uma aborgadem crítica, reflexiva e decolonial

Resumo

Neste ensaio, desenvolvemos uma análise crítica, reflexiva e descolonial do paradigma de internacionalização que avança no atual contexto global da educação superior. Nosso argumento central é que esse processo se integra à estrutura do capitalismo global como um sistema social histórico e, nesse sentido, segue sua lógica de acumulação. Em termos ontológicos e epistemológicos, está imerso na matriz cultural do poder colonial: sob o alicerce de um imaginário global dominante, baseia-se na prática da hierarquia, legitimando certos países, universidades e indivíduos como naturalmente superiores em relação a outros e favorecendo o conhecimento eurocêntrico em detrimento de outros saberes. Descolonizar a internacionalização da educação superior implica contemplá-la a de uma perspectiva situada, histórica e contextual; isto é, situá-la em seu próprio espaço e tempo e resgatar aquilo faz sentido para a sociedade na qual ele se integra, com respeito às suas raízes epistêmicas e condicionalidades históricas. Os estudos pós-coloniais/decoloniais e o legado do Movimento Córdoba – embora limitado ao seu contexto histórico específico – fornecem pistas nesse sentido para a educação superior latino-americana e baseiam nosso argumento.

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Biografia do Autor

Fernanda Geremias Leal, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina, Secretária-executiva na Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Soledad Oregioni, Universidade Nacional de Quilmes

Doutor em Ciências Sociais e Humanas, pela Universidade Nacional de Quilmes. Pesquisador assistente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas.

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Publicado
2019-02-16
Como Citar
Leal, F. G., & Oregioni, M. S. (2019). Contribuições para analisar a internacionalização da educação superior na América Latina. Revista Internacional De Educação Superior, 5, e019036. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653635
Seção
Dossiê