OASPA e a Iniciativa para Citações Abertas

OASPA e a Iniciativa para Citações Abertas

Por Claire Redhead

Um dos objetivos da Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA) é apoiar a transição para um mundo em que o acesso aberto se torne o modo predominante de publicação. Como traçamos nas estatísticas anuais sobre o crescimento de conteúdo aberto publicado usando várias licenças Creative Commons, está sendo feito um progresso constante (veja, por exemplo, a atualização mais recente). Agora estamos introduzindo um novo requisito de associação para a OASPA para aumentar a abertura, especificamente de dados de citação.

Outra área em que os editores ajudaram a progredir em direção a uma maior abertura é o fornecimento de metadados. Muitos membros da OASPA já depositam metadados no Crossref e disponibilizam esses dados abertamente. Existem boas razões para os editores fazerem isso – ele pode ajudar na descoberta do conteúdo, seja ele de acesso aberto ou por trás de barreiras de assinatura. Para descobrir se um editor específico deposita metadados e disponibiliza esses dados, o Crossref introduziu um serviço chamado Relatórios de participação (exemplo aqui).

Os dados de citação também são depositados no Crossref por muitos editores, mas até recentemente esses dados não estavam disponíveis abertamente. Há pouco mais de dois anos, a Iniciativa para Citações Abertas (https://i4oc.org/) foi lançada para incentivar os editores a abrir esses dados. No início, apenas 1% dos dados estavam disponíveis abertamente, mas agora esse número subiu para mais de 56%. A decisão de abrir dados de citação foi tomada por editores de acesso totalmente aberto e de modelo misto e já forneceu um conjunto de dados rico e aberto de mais de 500 milhões de citações, que podem ser usadas para pesquisa e desenvolvimento de novos serviços para navegar e interrogar a literatura.

Para incentivar novos progressos no sentido de disponibilizar abertamente 100% dos dados de citação, a partir de janeiro de 2020, a OASPA introduzirá o requisito de que os membros que depositam seus dados de citação no Crossref também os disponibilizem abertamente, de acordo com o I4OC. Tudo o que é necessário é enviar um email para support@crossref.org para solicitar isso. Reconhecemos, no entanto, que nem todos os editores têm recursos para depositar esses dados em primeiro lugar, em particular nossos menores membros; no entanto, incentivamos os membros a dar esse passo, se puderem.

REFERÊNCIA

REDHEAD, Claire. OASPA and the Initiative for Open Citations. OASPA, 2019. Disponível em: https://oaspa.org/oaspa-and-the-initiative-for-open-citations/. Acesso em: 19 set. 2019.

COMO CITAR ESTE POST

REDHEAD, Claire. OASPA e a Iniciativa para Citações Abertas. Blog PPEC, v.9, n.1, set. 2019. ISSN 2526-9429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/09/19/oaspa/  Acesso em: mês dia ano.

 

Nota: Post originalmente publicado em inglês. Tadução e publicação autorizado para o português pela Diretoria Executiva da OASPA – Claire Redhead.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.