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Chamada de artigos: dossiê "Teorias linguísticas formais e interfaces no Ensino Básico"
A linguagem, objeto basilar do ensino de língua na educação básica, é, como nos lembra Hjelmslev (1975, p. 1), “uma inesgotável riqueza de múltiplos valores” e, por isso mesmo, um objeto de análise e ensino complexo. O discente, ao longo de seu percurso escolar, deve ter acesso a toda sua complexidade de modo a forjar uma competência comunicativa ampla que o permita exercer, de modo pleno, sua cidadania (BRASIL, 1996; 2018). Nesse sentido, é necessário um arcabouço teórico múltiplo no Ensino Básico de modo a se operar, efetivamente, com língua e linguagem como objetos organicamente multifacetados. Dentro dessa perspectiva, a análise linguística, especialmente a compreensão formal-sistêmica de línguas, cumpre um papel fundamental na formação de alunos e professores.
Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL já está na íntegra no site da CEL
Estimadas e estimados colegas do DL,
A revista CEL comemora este ano o seu 45o aniversário. Para celebrar este importante momento de nossa história, preparamos, para o volume 65, um dossiê comemorativo dos 45 anos da revista, já disponível na íntegra em nossa página:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/issue/view/2081
Saiba mais sobre Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL já está na íntegra no site da CEL
Call for papers - Thematic issue: Finiteness in indigenous languages of South America
Editors
Bernat Bardagil (bernat.bardagil@ugent.be), Kim Groothuis (kim.groothuis@ugent.be), Karin Vivanco (vivanco@unicamp.br)
The notion of finiteness is notoriously difficult to define cross-linguistically (cf. Joseph 1983; Ledgeway 2007; Nikolaeva 2007, o.a.). Despite studies such as those by Givón (1990) or Cristofaro (2003), research on the issue of finiteness has too often focused on Indo-European languages, even though indigenous languages such as those spoken in South America often challenge these more traditional approaches. They can therefore prove crucial for informing our theories of grammar and expanding the empirical coverage of existing approaches. This special issue of Cadernos de Estudos Linguísticos seeks to contribute to fill this gap by bringing together contributions on finiteness from the perspective of indigenous languages spoken in South America.
Finiteness has been connected to notions such as deictic anchoring (Bianchi 2003, Ritter & Wiltschko 2014, Groothuis 2022), assertion (Klein 1998, 2006), nominalization (Koptjevskaja-Tamm 1993, Salanova 2007), mood (Vincent 1998), subordination or clause type. Furthermore, finiteness can be investigated in relation to its availability in matrix clauses.
About the 2023 volume
Caras e caros leitores e colaboradores da CEL
Em 2023, a revista Cadernos de Estudos de Linguísticos, do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem, completará 45 anos de vida e colaboração com a linguística brasileira. Por esse motivo, o próximo dossiê da CEL, a ser publicado em 2023, de caráter comemorativo, será constituído de submissões apresentadas por professores do Departamento de Linguística da Unicamp.