Diretrizes para Autores
Observações gerais: Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser submetidos on-line, no site da revista. Aí estarão especificados os procedimentos para o cadastro do autor e remissão do respectivo artigo para avaliação. O autor deverá preencher o cadastro completo, incluindo instituição, cidade, país e metadados. Não serão aceitas submissões sem o cadastro e os metadados devidamente preenchidos. Devido ao grande número de textos recebidos, a Cadernos de Estudos Linguísticos dará prioridade a artigos de autores com titulação mínima de doutor. Só excepcionalmente, a critério da equipe editorial, serão avaliados trabalhos de doutorandos.
1. O texto deve ser redigido em uma das seguintes línguas: português, inglês, francês e espanhol.
2. Enviar o texto, de no máximo 25 laudas, em duas versões: WORD e PDF. O texto pode conter apenas um anexo de no máximo 1 página.
3. O texto deverá ser digitado em WORD, espaço 2, fonte Times New Roman 12.
Obs.: o arquivo na versão Word deve ser enviado como documento principal, e o arquivo na versão PDF como documento suplementar.
4. Nas transcrições fonéticas devem ser usados os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (IPA), de preferência as fontes: ARIAL UNICODE MS, LUCIDA SANS UNICODE, DOULOS SIL UNICODE, CHARIS SIL UNICODE, GENTIUM UNICODE. As páginas devem ser numeradas.
5. Respeitando-se o sistema de avaliação "Blind Review", os dados de identificação do(s) autor(es), não deverão constar no artigo submetido à Cadernos de Estudos Linguísticos, assim como o texto do artigo não deve conter referências que permitam a identificação da autoria.
O o(s) nome(s) do(s) autores, por extenso, filiação acadêmica e endereço postal eletrônico deverão ser inseridos na seção SUBMISSÕES ONLINE - CADASTRO DE USUÁRIOS.
6. Resumo e abstract/Resumen/Resume: após o título, deverão ser incluídos o resumo e o abstract de até 300 palavras, digitados em espaço 1, fonte Times New Roman 11.
Detalhes sobre o resumo:
* O primeiro resumo deverá ser redigido em língua portuguesa; o segundo, em língua diferente daquela em que estiver redigido o artigo:
* se em Português, o segundo resumo deverá ser em espanhol (RESUMEN), inglês (ABSTRACT) ou francês (RESUME). Se o artigo estiver redigido em espanhol, o segundo resumo deverá estar em língua inglesa ou francesa; se em francês, o segundo resumo deve ser em língua espanhola ou inglesa; se em inglês, em língua francesa ou espanhola.
7. Palavras-chave: Após cada um dos resumos, deverão constar três palavras-chave nas línguas em que estiverem escritos, precedidos por "Palavras-chave", "Keywords", "Mots-clés" ou Palavras-llave", em negrito.
8. As Referências (de acordo com as normas da ABNT-NBR-6023/2018) devem conter somente as obras citadas no texto.
9. CADASTRO NO ORCID
- 9.1 Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Cadernos de Estudos Linguísticos tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
- 9.2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.
- 9.3 Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.
10. DIRETRIZES PARA O ENCAMINHAMENTO DE DOSSIÊS TEMÁTICOS – Cadernos de Estudos Linguísticos
As propostas de dossiês temáticos devem ser encaminhadas à revista no endereço eletrônico: revistacel@iel.unicamp.br
Seguem abaixo as diretrizes para apresentação de propostas:
(i) descrição pormenorizada da proposta, com contextualização e justificativa;
(ii) originalidade e abrangência das contribuições expectadas;
(iii) descrição pormenorizada dos eixos temáticos do dossiê;
(iv) potenciais impactos acadêmicos e científicos do dossiê no contexto nacional e internacional;
(v) informação a respeito da presença, considerada imprescindível, de artigos em língua estrangeira no dossiê;
(vi) informações sobre os organizadores do dossiê, tais como titulação, filiação institucional, área de atuação (a participação de pelo menos um pesquisador estrangeiro na organização de dossiês é fortemente estimulada pela equipe editorial).
Escopo do dossiê temático: Pretendemos levar em conta propostas que não repitam temáticas abordadas recentemente em outros dossiês da Cadernos ou que fujam do escopo da revista (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/about).
11. A Cadernos de Estudos Linguísticos considera um interstício de dois anos para nova publicação (individual ou em coautoria) de um mesmo autor.