Foco e Escopo

A Cadernos de Estudos Linguísticos publica três números anualmente e tem como objetivo a publicação de textos científicos nas diversas áreas da Linguística. Pretende propiciar aos pesquisadores a publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisa, reflexões acadêmicas e estudos analíticos dentro de distintas abordagens teóricas. Espera-se, assim, tornar disponíveis trabalhos relevantes que proporcionem o diálogo entre diferentes abordagens, o debate de questões pertinentes às áreas e o estímulo para o intercâmbio entre pesquisadores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos para publicação na revista são avaliados anonimamente por dois pareceristas do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. No caso de discrepâncias na avaliação do artigo, ele será avaliado por um terceiro parecerista. Somente os trabalhos aprovados pelos pareceristas serão encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, sejam atendidas pelo autor.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Caderno de Estudos Lingüísticos trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS a partir do volume 61 de 2019, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicado junto com o último conjunto de artigos do volume.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013)

Estrato Área de Avaliação
  • A1
  • Educação
  • A1
  • Interdisciplinar
  • A1
  • Letras / Linguística
  • B3
  • Psicologia
  • B3
  • Engenharias IV
  • B4
  • Educação Física
  • C
  • Biodiversidade

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Cadernos de Estudos Lingüistícos, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Taxas para submissão e publicação de textos

Cadernos de Estudos Lingüísticos não cobra nenhuma taxa (APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita de acesso aberto.

Histórico do periódico

Foi um periódico quadrimestral de Linguística, até o volume 60 de 2018, patrocinado pelo Departamento de Linguística (DL) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Está aberto a contribuições sobre questões de interesse científico em qualquer sub área da Linguística e em qualquer das seguintes línguas: Português, Inglês, Francês e Espanhol. O seu Conselho Editorial é composto de docentes do próprio DL, mas conta também com muitos membros externos, de expressão na comunidade científica nacional e internacional. Os trabalhos submetidos são arbitrados por membros do próprio conselho e por assessores ad hoc. Além de artigos independentes, a revista aprecia propostas de organização de números monográficos por pesquisadores de reconhecida competência na área da Linguística em que se insere o número pretendido. 

A partir do volume 61, adota a modalidade de publicação contínua.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447