Contato, aquisição e mudança

2021-08-23

Contato, aquisição e mudança

A presente proposta de dossiê temático da revista CEL tem por objetivo reunir trabalhos que abordem situações de contato linguístico, correlacionando-as a processos de aquisição (L1 ou L2) e/ou mudança linguística. Os trabalhos podem se ocupar de qualquer língua natural e focalizar fatos em diferentes níveis de análise (lexical, fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico, discursivo-pragmático). Não haverá restrições quanto ao escopo teórico-metodológico das contribuições, desde que o conjunto de pressupostos assumidos seja adequado aos eixos temáticos previstos na organização da coletânea. Os artigos poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

Em linhas gerais, o dossiê levará em consideração os seguintes três eixos temáticos:

  1. Contato e aquisição: estudos acerca de como as características das situações de contato afetam processos de aquisição ou sobre os efeitos das dinâmicas de interação entre falantes de diferentes L1 na consolidação de uma (ou mais) L2.
  2. Contato e mudança: estudos gerais sobre processos de mudança linguística desencadeados por contato em diferentes níveis, bem como a respeito de situações nas quais se observam casos de mudança de língua (language shift).
  3. Contato, aquisição e mudança: estudos que relacionem empiricamente mudanças desencadeadas por contato a processos de aquisição L1 e/ou L2.

 

A abordagem de tópicos específicos que se articulem com os eixos indicados também é bem-vinda (por exemplo: crioulos, pidgins, línguas mistas, línguas de herança, contato interdialetal, variação, constituição de corpora, modelagem computacional para processos de mudança).

Os textos enviados estarão sujeitos à política editorial da revista, incluindo a avaliação cega por pares e o cumprimento dos requisitos obrigatórios de formatação. Para mais detalhes, consultar o item “Submissões” no site da revista: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/about/submissions

O período de submissão de artigos é de 20 de agosto a 30 de novembro de 2021, exclusivamente pelo sistema de submissão online em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/index

 

Organizadores:
Juanito Avelar (IEL/UNICAMP)
Laura Álvarez-López (Universidade de Estocolmo)
Pablo Faria (IEL/UNICAMP)