Banner Portal
Chamada de artigos: dossiê "Teorias linguísticas formais e interfaces no Ensino Básico"
Chamada de artigos: dossiê "Teorias linguísticas formais e interfaces no Ensino Básico"   (Editores-convidados: Amanda Macedo Balduino (DL, UNICAMP; e-mail: amandamb@unicamp.br) e Caio César Costa Ribeiro Mira (DL, UNICAMP; e-mail: caiomira@unicamp.br)    A linguagem, objeto basilar do ensino de língua na educação básica, é, como nos lembra Hjelmslev (1975, p. 1), “uma inesgotável riqueza de múltiplos valores” e, por isso mesmo, um objeto de análise e ensino complexo.  O discente, ao longo de seu percurso escolar, deve ter acesso a toda sua complexidade de modo a forjar uma competência comunicativa ampla que o permita exercer, de modo pleno, sua cidadania (BRASIL, 1996; 2018). Nesse sentido, é necessário um arcabouço teórico múltiplo no Ensino Básico de modo a se operar, efetivamente, com língua e linguagem como objetos organicamente multifacetados. Dentro dessa perspectiva, a análise linguística, especialmente a compreensão formal-sistêmica de línguas, cumpre um papel fundamental na formação de alunos e professores.   O dossiê dos "Cadernos de Estudos Linguísticos" tem o objetivo de reunir trabalhos que discutam temas relacionados às teorias linguísticas formais em seus variados níveis de análise (fonológico, morfológico, sintático, semântico, lexical), em interface com teorias/áreas/saberes. A partir dessa perspectiva, convidamos pesquisadores a submeterem artigos que tematizem e contemplem a relevância e a relação entre teorias linguísticas formais e o ensino de línguas no Ensino Básico.   Data limite para a submissão dos artigos: 31 de maio de 2024.   Pede-se que, ao submeter o manuscrito, o(s) autor(es) enviem uma mensagem na própria submissão, indicando o dossiê ao qual está vinculada.