Banner Portal
AUTO-ORGANIZAÇÃO EM PSICOLINGUÍSTICA
PDF

Como Citar

ALBANO, Eleonora. AUTO-ORGANIZAÇÃO EM PSICOLINGUÍSTICA. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 14, p. 131–140, 2012. DOI: 10.20396/cel.v14i0.8636784. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636784. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

-
https://doi.org/10.20396/cel.v14i0.8636784
PDF

Referências

ATLAN, H. Entre le cristal et la fumée: essai sur l’épistémologie duvivant, Paris, Seuil, 1979.

BATES, E. Language and contexto: the acquisiton of pragmatics. Nova York, Academic, 1976.

BATESON, G. Steps to an ecology of mind, Nova York, Ballentine, 1972.

BELLUGI, U. Language structure and language breakdown in American Sign Language. In: M. Studdet-Kennedy (org). Psychobiology of language. Cambridge, MIT, 1983, 152-176.

CARTER, A. Prespeech relations: an culture of one infant’s sensori motor morpheme development. In. P. Fletcher e M. Gaman (orgs). Language acquisition studies in first language development. Cambridge, Cambridge, 1979, 71-92.

DARWIN, C. The expression of emotions in man and animals. Londres, J. Murray, 1872.

DUMOUCHEL P. e J. P. DUPUY. (orgs). L’Auto-organisation: de la physique au politique. Paris, Seuil, 1983, apud J. P. Dupuy L’autonomie et la complexité du social. Comunicação ao Colóquio sobre a Ciência e a Prática da Complexidade, Montpellier, 1984.

FODOR, J. The modularity of mind. Cambridge, MIT, 1983.

FRANCHI, C. Reflexões sobre a hipótese da modularidade da mente. Boletim da Abralin n. 8, 17-35.

FRANÇOZO, E. Afasia e modularidade da mente. Boletim da Abralin n. 8, 63-76.

FREUD, S. O ego e o id, in Obras Completas, vol IX, Rio de Janeiro, Delta, s.d., 191-231.

GAMA, A. J. A fala na construção do papel materno, neste volume.

GOLÇALVES, M. J. A construção da fala pela criança, neste volume.

GOODALL, J. In the shadow of man, Boston, Houghton Mifflin, 1971.

KARMILOFF-SMITH, A. A functional approach to child language: a study of determines and reference, Cambridge, 1979.

LEMLE, M. A modularidade da mente: abertura do simpósio, Boletim da ABRALIN n. 8, 11-15.

LEMOS, C. Interacionismo e aquisição de linguagem. DELTA,vol. 2, n. 2, 1986, 231-248.

LENNEBERG, E. Biological Foundations of Language. Nova York: Wiley, 1967.

LEVY, I. P. Para além da nau dos insensatos: considerações a partir de um caso de Sindrome de Down, tese de mestrado em preparação, IEL, Unicamp.

LIER, M. F. A constituição do interlocutor vocal. Tese de mestrado inédita, PUC-SP, 1983.

LINDBLOM, B., P. MacNeilage & M. Studdert-Kennedy. Self-organizing processes and the explanation of phonological universals. In: B. Butterwoth, B. Comrie & Osten Dahl (orgs). Explanations for language universals. Haia: Mouton, 1984.

MAIA, E. A. A Psicolinguística como fonte de renovação epistemológica para Linguística e a Psicologia. Boletim da Abralin n. 3, 127-137, 1982.

MAIA, E. A. Modulado contra modular: contribuição ao debate do inatismo. Boletim da Abralin, n. 8, 37-61.

McNEILL, D. Developmental psycholinguistics. In: G. Miller & F. Smith (orgs). The genesis of language. Londres: Penguin, 1966, 15-84.

MEAD, G. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1934.

OSGOOD, C. & T. Sebeok (orgs). Psycholinguistics: a survey of theory and research problems. Bloomington: Indiana University Press, 1965, 1954.

PETERS, A. The units of language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

PIAGET, J. Le psychologie de l’inteligente. Paris: Armand Colin, 1947.

PIAGET, J. Biologie et connaissance. Paris: Gallimard, 1967.

PIAGET, J. La formation du symbole chez l’enfant. Neuchatel. Delachaux et Niestlé, 1968.

PIAGET, J. L’equilibration des structures cognitives. Paris: Presses Universitaires de France, 1975.

PIAGET, J. & B. Inhelder. La genèse des structures logiques élémentaires. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1959.

PIATTELLI-PALMARINI, M. (org). Théories du language, theories de l’apprentissage. Paris. Seuil, 1979.

PUTNAM, H. Models and modelus. Cognition, 17(3): 253-64, Agosto de 1984.

SCHLESINGER, I. Relational concepts underlying language. In: R. Schiefelbusch & L. Lloyd (orgs). Language perspectives: acquisition, retardation and intervention. London: Macmillan, 1974.

SINCLAIR-DeZWART, H. Language acquisition and cognitive development. In: Moore (org). Cognitive development and the acquisition of language. Nova York: Academic, 1973, 9-25.

VIGOTSKY, L. Thought and language. Cambridge: MIT, 1962.

WALLON, H. De l’acte à la penséé. Paris: Flamarion, 1942.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.