Banner Portal
ASPECTOS RELATIVOS À PRODUÇÃO DE NARRATIVAS POR CRIANÇA DE 3 A 9 ANOS
PDF

Como Citar

SOARES, Maria Elias. ASPECTOS RELATIVOS À PRODUÇÃO DE NARRATIVAS POR CRIANÇA DE 3 A 9 ANOS. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, p. 79–102, 2012. DOI: 10.20396/cel.v26i0.8636814. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636814. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

-
https://doi.org/10.20396/cel.v26i0.8636814
PDF

Referências

BAMBERG, M. 1986. A functional aproach to the acquisition of anaphoric relationship. Linguistics 24: 277-284.

BASTOS, L.K.X. 1985. Coesão e coerência em narrativas e escolares escritas. Campinas, Ed. da UNICAMP.

BEAUGRANDE, R. de 1980. Text, discurse and process: a multidisciplinary science of tets. London, Longman.

BEAUGRANDE, R. e DRESSLER, W.V. 1981. Introduction to text linguistics. London, Longman.

BROWN, G. e YULE, G. (1985). Discourse analysis. New York, Cambridge University Press.

CHAFE, W. 1977. The recall and verbalization of past experience. In: COLE, R.W. (ed). Current issues in linguistic theory. Bloomington, Indiana Univ. Press: 215-246.

CHAFE, W. 1979. The flow of thought and the flow of language. In: GIVON, T. (ed) Discourse and syntax. New York, Academic Press.

CHAFE, W. 1980. The deployment of consciousness in the production of a narrative. In: CHAFE, W. (ed). The pear stories; cognitive, cultural and linguistic aspects of narrative production. Norwood, N.J., Ablex.

CORREA, L.M.S 1989. Por que as orações relativas são de difícil compreensão para a criança? D.E.L.T.A. (2), São Paulo, 133-148.

CORREA, L.M.S. 1989b. O papel da função paralela em estratégias de processamento. Trabalho apresentado no 5º Encontro Nacional da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística), São Paulo.

CORREA, L.M.S e ULLER, M.C. 1990. Aspectos da produção oral e escrita: processamento de relações anafóricas por crianças de sete anos. Trabalho apresentado no 9º Congresso Internacional da ALFAL (Associação de Lingüística e Filologia da América Latina), Campinas.

van DIJK, T.A. 1977a. Gramáticas textuais e estruturas narrativas. In: CHABROL, C. (apres.) Semiótica narrativa e textual. São Paulo, Cultrix.

van DIJK, T.A. 1977b. Text and context: explorations in the semantics and pragmatics of discourse. London, Longman.

van DIJK, T.A e KINTSCH, W. 1978 Cognitive Psychology and Discourse: recalling and summarizing stories. in: DRESSLER, W. (ed). Current Trends in Textlinguistics. New York, W. de Gruyter.

van DIJK, T.A. 1983. Strategies of discourse comprehension. N.Y. Academic Press.

DRESSLER, W.U. (ed). 1978. Current Trends in Textlinguistics. New york, W. de Gruyter.

GIVON, T. 1982. Topic continuity in discourse: the functional domain of switch reference. in: HAIMAN, J. (org). Switch reference, typological point of view. Hamburg, Burke.

GOPNIK, M. 1986. The development of conexity in young children. In: PETOFI, J.S. (ed) Text conectedness from psychological point of view. Hamburg, Burke.

KARMILOFF-SMITH, A. 1980. Psychological processes underlying pronominalisation in children's connected discourse. In: KREIMAN, J. e OJEDA, A.E. eds) Papers from Parassesion on Pronouns and Anaphora. Chicago, Chicago Linguistic Society.

KARMILOFF-SMITH, A. 1981. The gramatical marking of thematic structure in the development of language production. In: DEUTSCH, W. (ed) The child's construction of language. London, Academic Press.

LYONS, J. 1977. Semantics. Cambridge, Cambridge University Press.

MACHADO, A.M. 1980 História meio ao contrário. São Paulo, Ática.

RAMOS, J.M. 1983. Hipóteses para uma taxonomia das repetições no estilo falado. Belo Horizonte, UFMG, Dissertação de Mestrado.

SCHMIDT, S.J. 1978. Lingüística e Teoria de Texto. São Paulo. Pioneira.

SOARES, M.E. 1991. A constituição do discurso coeso: um estudo evolutivo da produção oral e escrita. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ULLER, M.C. e CORREA, L.M.S. 1990. Alternativas metodológicas para o estudo da resolução da ambiguidade pronominal por crianças. Trabalho apresentado no 6º Encontro Nacional da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Lingüística), Recife.

VIEIRA, M.A.R. 1987. L'ellipse - une étude textuelle chez les enfants bresiliens. These de PHD. Université de Montreal.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.