Banner Portal
Hesitações e pausas como ocorrências articuladas ao movimento de reformulação
PDF

Palavras-chave

Hesitações. Pausas. Reformulação.

Como Citar

LIER-DEVITTO, Maria Francisca; FONSECA, Suzana Carielo. Hesitações e pausas como ocorrências articuladas ao movimento de reformulação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 67–80, 2012. DOI: 10.20396/cel.v54i1.8636972. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636972. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Hesitações, pausas e reformulações estão presentes em diferentes etapas da vida dos falantes. Na literatura de aquisição da linguagem, tende-se a relacionar o aparecimento articulado dessas três ocorrências com um momento especial (e final) do desenvolvimento. Essas ocorrências são analisadas como reflexos da liberação da habilidade metalinguística, ou seja, como resultado manifesto da dilatação da capacidade cognitiva de crianças (CLARK, 1978; HICKMAN, 1997 e outros). No campo das patologias da linguagem, por sua vez, a tendência dominante é tomá-las como evidência empírica de “perda” desta habilidade (LIER-DeVITTO & FONSECA, 1997). Neste trabalho, assume-se que tais ocorrências são índices da não coincidência do falante com sua própria fala. As escansões enunciativas são interpretadas como frestas ou fendas impregnadas de carga subjetiva, mas não cognitiva. O foco está voltado, portanto, para a relação sujeito-linguagem, partindo das postulações: fala e sujeito não coincidem, nem tampouco falante e sujeito são instâncias coincidentes. Nessa perspectiva, produz-se um afastamento de visadas cognitivistas seja sobre o “processo de subjetivação” e de suas explicações sobre hesitações, pausas e reformulações, seja sobre a manifestação patológica da linguagem e seus efeitos subjetivos.
https://doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636972
PDF

Referências

CARVALHO, G. M. M. (1995). Erro de pessoa: levantamento de questões sobre o equívoco em Aquisição da Linguagem. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas. Inédita.

CLARK, E. (1978). ‘Awareness of language’: some evidence from what from what children say and do, em A. Sinclair, R. J. Jarvella e W. J. M. Levelt (eds.), The child’s conception of language. Berlin: Springer-Verlag, 17:43.

CURTI, M. T. F. (2009). Reflexões sobre a gagueira infantil na relação corpo e linguagem. Tese de doutorado inédita , Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Inédita.

DE LEMOS, C. T. G. (2007). Da angústia na infância. Revista Literal. Escola de Psicanálise de Campinas, 10: 117:126.

DE LEMOS, C. T. G. (2005). Joyce com Lacan, Joyce mais Lacan, Joyce-Lacan. Apresentação no Seminário Joyce com Lacan. Dublin, Irlanda.

DE LEMOS, C. T. G. (2003). Corpo e Corpus, em N. V. A. Leite (org.) Corpolinguagem: gestos e afetos. Campinas: Mercado de Letras, 21: 30.

DE LEMOS, C. T. G. (2002). Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadenos de Estudos Linguísticos, 42: 41:70.

DE LEMOS, C. T. G. (1998). Native speaker’s intuitions and metalinguistic abilities: what do they have in common from the point of view of language acquisition? Cadernos de Estudos Linguísticos, 33: 5:15.

DE LEMOS, C. T. G. (1992). Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratum,1: 121:136.

DE LEMOS, C. T. G. 1982. Sobre a aquisição da linguagem e seu dilema (pecado) original, em. J. Meisel (Ed.) Aquisição da linguagem. Frankfurt, Vervuert, 1986: 11:22.

FARIA, N. (2001). A difícil aritmética do corpo e da linguagem: reflexões sobre o input e a aquisição da linguagem. Tese de doutorado inédita. Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Inédita.

FONSECA, S. C. da, (2009). O afásico na clínica de linguagem: levantamento de questões sobre o fim do tratamento, Sandra Pavone e Yone Maria Rafaeli (orgs), Audição, Voz e Linguagem: a Clínica e o Sujeito. Cortez Editora. São Paulo, 221-234.

FONSECA, S. C. da. (2006). O estatuto da entrevista no processo diagnóstico da afasia, em Lier-DeVitto, Maria Francisca e Arantes, Lúcia (orgs) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: Editora PUCSP/FAPESP, 331:340.

FONSECA, S. C. da. (2002). O afásico na clínica de linguagem. Tese de doutorado. LAEL-PUC. São Paulo. Inédita.

FONSECA, S. C. da. (1995). Afasia: A Fala em Sofrimento. Dissertação de Mestrado. LAEL/PUC. São Paulo. Inédita.

FONSECA, S. C.da; VORCARO, A. (2006b). O atendimento fonoaudiológico e psicanalítico de um sujeito afásico, em Lier-DeVitto, Maria Francisca e Arantes, Lúcia (orgs) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: Editora PUCSP/FAPESP, 413: 442.

GERNHARDT, J. (1988). From discourse to semantics: the development of vrbal morphology and forms of self-reference in the speech of a two-year-old. Journal of child language. 15: 337-393. Cambridge, Cambridge University Press.

GÜRLICH, E.; kOTSCHI, T. (1983). Les marqueurs de reformulation paraphrastique, Cahiers de linguistique française, 5: 305:35.

HENRY, P. (1992). A Ferramenta Imperfeita: linguagem, sujeito e discurso. Editora da UNICAMP. Campinas.

HICKMAN, M. (1997). The acquisition of French as a native language: structural and functional determinants in a cross-linguistic perspective. Journal of speech language pathology and audiology, 21: 4.

JAKOBSON, R. (1960). Linguística e Poética. Linguística e Comunicação. Editora Cultrix: São Paulo.

JAKOBSON, R. (1954). Dois Aspectos da Linguagem e Dois Tipos de Afasia, Linguística e Comunicação. Editora Cultrix: São Paulo.

LACAN, J. (1964). O campo do outro e o retorno sobre a transferência. O Seminário – XI. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1979.

LACAN, J. (1960). Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. Escritos - tradução de Vera Ribeiro. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1998.

LACAN, J.; (1949) O Estádio do espelho como formador da função do Eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica. Escritos - tradução de Vera Ribeiro. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1998.

LEITE, N. V. de A. (1995). Psicanálise e análise do discurso: o acontecimento na estrutura. Editora Campo Matêmico. Rio de Janeiro.

LIER-DEVITTO, M. F. (2005). Falas sintomáticas: um problema antigo, uma questão contemporânea, em M. Freire, M. H. Abraão, A.M. Barcelos (orgs.), Linguística Aplicada e contemporaneidade. Pontes, Campinas. 317: 346.

LIER-DEVITTO, M. F. (1998). Os monólogos da criança: delírios da língua. EDUC/FAPESP, São Paulo.

LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. (2007). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP.

LIER-DEVITTO, M. F.; CARVALHO, G. (2008). O interacionismo: uma teorização em aquisição da linguagem, em Ingrid Finger & Ronice Müller de Quadros Teorias de Aquisição da Linguagem. Editora da UFSC, 115: 146.

LIER-DEVITTO, M. F.; FONSECA, S. C. (2008). Considerações sobre ‘equívoco’ e ‘diálogo’ na Clínica de Linguagem, em Denilda Moura (org) Os desafios da língua: pesquisas em língua falada e escrita. Editora da UFAL, Maceió. 489: 493.

LIER-DEVITTO e FONSECA - Hesitações e pausas como...

LIER-DEVITTO e FONSECA. (1997). “Reformulação” ou “Ressignificação”? Cadernos de Estudos Linguísticos (33). IEL/ UNICAMP: Campinas, 51-60.

LIER-DEVITTO, M. F.; FONSECA, S. C.; LANDI, R. (2007). Vez e Voz na linguagem: o sujeito sob efeito de sua fala sintomática. Revista Kayrós, 10(1). EDUC: São Paulo. 19-34.

MARTINOT, C. (2000). La reformulation dans des productions orales de définitions et explications (enfants de classe maternalle). Tese de doutorado, Universidade de Nantèrre. Inédita.

MILNER, J. C. (2000). El périplo estructural. Editora Paidós, Buenos Aires, 2002.

MILNER, J. C. (1978/1987). O amor da língua. Porto Alegre, Artes Médicas.

PIAGET, J. (1977). O Desenvolvimento do Pensamento: Equilibração das Estruturas Cognitivas. Lisboa: Dom Quixote.

SCARPA, E. (2006). (Ainda) sobre o sujeito fluente, em Maria Francisca Lier-DeVitto & Lúcia Arantes Aquisição, patologias e clínica de linguagem. Educ/FAPESP, São Paulo. 161: 180.

SCARPA, E. (2000). O recurso a níveis prosódicos superiores na aquisição e na afasia. Revista Palavra, 6, 48-62

SCARPA, E. (1995). Sobre o sujeito fluente. Cadernos de Estudos Linguísticos, 29. Editora da Unicamp, Campinas, p 163-184.

SCARPA, E. (1994). Organizações rítmicas na fala inicial, em Anais do IX Encontro Nacional da Anpoll. Editora da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa.

SAUSSURE, F. (1916). Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix.

SILVEIRA, E. M. (2006). Um certo retorno a Linguística pela via da Psicanálise, em Lier-DeVitto, Maria Francisca e Arantes, Lúcia (orgs.) Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: Editora PUCSP/FAPESP. 33: 56.

VYGOTSKY, L. (1934/1984). Linguagem e Pensamento. São Paulo: Martins Fontes.

WEIR, R. (1962). Language in the crib, Holanda: Mouton.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.