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O conceito de fluência nos estudos das afasias
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Palavras-chave

Fluência. Disfluência. Afasia.

Como Citar

PINTO, Rosana Carmo Novaes. O conceito de fluência nos estudos das afasias. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 54, n. 1, p. 117–134, 2012. DOI: 10.20396/cel.v54i1.8636975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636975. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo visa discutir como o conceito de fluência vem sendo mobilizado nos estudos das afasias, tanto na literatura neuropsicológica tradicional – que correlaciona diretamente fluência e sua contraparte negativa, a disfluência, aos aspectos topográficos das lesões e aos seus efeitos causais (Broca, também referida como anterior ou motora e relacionada à produção da fala versus Wernicke, neste caso referida como posterior, sensorial e relativa a problemas de compreensão) 2 – e como o tema tem sido abordado nos estudos desenvolvidos na perspectiva enunciativo-discursiva, que incorpora a relação do sujeito com a língua(gem) e, ainda mais particularmente, com a sua própria afasia. A reflexão sobre essas questões demanda não só uma revisão crítica da semiologia das afasias, uma vez que esta é geralmente marcada por relações dicotômicas que privilegiam os aspectos biológicos do funcionamento cerebral, mas também um posicionamento diferenciado por parte daquele que interage com o afásico, seja como terapeuta profissional ou não. Em outras palavras, a discussão teórica acerca de conceitos recorrentes na literatura, como o de fluência, tem implicações relevantes para o acompanhamento terapêutico de sujeitos afásicos, o que se constitui como uma motivação a mais para a reflexão desenvolvida neste trabalho.
https://doi.org/10.20396/cel.v54i1.8636975
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