A fundação de um estado: cidade de São Salvador, Brasil

  • Eni Puccinelli Orlandi Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Fundação. Colonização. Cidade.

Resumo

Analisamos o texto de fundação da cidade de São Salvador: o Regimento outorgado por D. João III a Tomé de Souza, datado de 17 de dezembro de 1548. Nosso objetivo é, pensando a força simbólica e política da cidade na sociedade ocidental, refletir sobre a relação da fundação da cidade de São Salvador, a primeira cidade do Brasil, que já nasce cidade, com a colonização. Uma cidade que é uma fortaleza que é uma capital. Capital que instala o governo português no território brasileiro. Fundação de uma cidade, afirmação de um Estado (Portugal/Brasil), que tinge de sentidos dúbios o que virá a ser o Brasil, abrindo desse modo as portas da história a um processo de significação trabalhado por sutilezas, por ambigüidades, pelo equívoco, pela constituição de
sentidos que não são Um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eni Puccinelli Orlandi, Universidade Estadual de Campinas
Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas. 

Referências

ALVEZ FILHO, I. (1999). Brasil, 500 anos em documentos, Rio de Janeiro: Mauad.

DURKHEIM, E. (2002). Lições de sociologia: a moral, o direito, o Estado, São Paulo: Martins Fontes.

EDELWEISS, F. “As missões dos Quiriris e de outros tapuias ao tempo de Frei Martinho de Nantes”, Revista Brasileira de História. Xerox.

MAQUIAVEL, N. (1969). O Príncipe, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

NANTES, M. (1952). Rélation succinte et sincère. Paris, 1706; Ed. fac-sim.,Salvador, Bahia. (trad. Brasileira: Editora Nacional, S.P., 1979).

ORLANDI, E. (1990). Terra à Vista, São Paulo: Ed. Unicamp/Cortez, 1990.

ORLANDI, E. P. (2011). “Os sentidos de uma estátua: Fernão Dias, individuação e identidade pousoalegrense”, in Discurso, espaço, memória – caminhos da identidade no sul de Minas, Campinas: RG editora.

PÊCHEUX, M. (2011). Análise de Discurso – M. Pêcheux – textos escolhidos por E. P. Orlandi, Campinas: Pontes Eds, 2011.

ORLANDI – A fundação de um estado: Cidade de São Salvador, Brasil

ZANCARINI, J. C.; FOURNEL, J-L; DESCENDRE, R. (2008). Estudos sobre a língua política, Campinas: Ed.Unemat/RG.

WEBER, M. (1991). Economia e Sociedade. Brasília: editora UNB.

Publicado
2011-12-26
Como Citar
Orlandi, E. P. (2011). A fundação de um estado: cidade de São Salvador, Brasil. Cadernos De Estudos Lingüísticos, 53(2), 101-112. https://doi.org/10.20396/cel.v53i2.8636980
Seção
Artigos