A fundação de um estado: cidade de São Salvador, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20396/cel.v53i2.8636980Palavras-chave:
Fundação. Colonização. Cidade.Resumo
Analisamos o texto de fundação da cidade de São Salvador: o Regimento outorgado por D. João III a Tomé de Souza, datado de 17 de dezembro de 1548. Nosso objetivo é, pensando a força simbólica e política da cidade na sociedade ocidental, refletir sobre a relação da fundação da cidade de São Salvador, a primeira cidade do Brasil, que já nasce cidade, com a colonização. Uma cidade que é uma fortaleza que é uma capital. Capital que instala o governo português no território brasileiro. Fundação de uma cidade, afirmação de um Estado (Portugal/Brasil), que tinge de sentidos dúbios o que virá a ser o Brasil, abrindo desse modo as portas da história a um processo de significação trabalhado por sutilezas, por ambigüidades, pelo equívoco, pela constituição desentidos que não são Um.
Downloads
Referências
ALVEZ FILHO, I. (1999). Brasil, 500 anos em documentos, Rio de Janeiro: Mauad.
DURKHEIM, E. (2002). Lições de sociologia: a moral, o direito, o Estado, São Paulo: Martins Fontes.
EDELWEISS, F. “As missões dos Quiriris e de outros tapuias ao tempo de Frei Martinho de Nantes”, Revista Brasileira de História. Xerox.
MAQUIAVEL, N. (1969). O Príncipe, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
NANTES, M. (1952). Rélation succinte et sincère. Paris, 1706; Ed. fac-sim.,Salvador, Bahia. (trad. Brasileira: Editora Nacional, S.P., 1979).
ORLANDI, E. (1990). Terra à Vista, São Paulo: Ed. Unicamp/Cortez, 1990.
ORLANDI, E. P. (2011). “Os sentidos de uma estátua: Fernão Dias, individuação e identidade pousoalegrense”, in Discurso, espaço, memória – caminhos da identidade no sul de Minas, Campinas: RG editora.
PÊCHEUX, M. (2011). Análise de Discurso – M. Pêcheux – textos escolhidos por E. P. Orlandi, Campinas: Pontes Eds, 2011.
ORLANDI – A fundação de um estado: Cidade de São Salvador, Brasil
ZANCARINI, J. C.; FOURNEL, J-L; DESCENDRE, R. (2008). Estudos sobre a língua política, Campinas: Ed.Unemat/RG.
WEBER, M. (1991). Economia e Sociedade. Brasília: editora UNB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.