CONVÍVIO PARADOXAL COM O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA

Autores

  • João Wanderley Geraldi UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v31i0.8636996

Resumo

-

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. S. Paulo, Hucitec, 1987.

______. Estética de la creación verbal. Buenos Aires, Siglo Veintiuno, 1982.

BARATA, Manoel Sarmento. Canto melhor - Uma perspectiva da poesia brasileira. Rio, Paz e Terra, 1969.

BRECHT, Bertold. Poemas e canções. Seleção e tradução de Geir Campos. Rio, Civilização Brasileira, 1966.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. S. Paulo, Cortez & Autores Associados, 1982.

GERALDI, J.W. Portos de passagem. S. Paulo, Martins Fontes, 1991.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. S. Paulo, Cia. das Letras, 1987.

GNERRE, M. Linguagem, Escrita e Poder. S. Paulo, Martins Fontes, 1985.

ILLICH, Ivan. “A plea for research on lay literacy” in. OLSON, Devid & TORRANCE, M. (eds.) Literacy and Orality. Cambridge, Cambridge Univ. Press, 1991:28-46.

KATO, M. No mundo da escrita - Uma perspectiva psicolingüística. S. Paulo, Ática, 1986.

KRAMER, Sônia. “A formação do professor como leitor e construtor do saber” in. MOREIRA, Antonio Flávio (org.) Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas, Papirus, 1994.

KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Rio, Nova Fronteira, 1985.

MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola. Sobre a formação do gosto. S. Paulo, Martins Fontes, 1989.

OSAKABE, H. (1982) “Considerações em torno do acesso ao mundo da escrita” in. ZILBERMAN, Regina (org.) A leitura em crise na escola. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982.

RAMA, Angel. A cidade das letras. S. Paulo, Brasiliense, 1985.

SANTOS, Boaventura dos Sousa. Pela mão de Alice - O social e o político na pós-modernidade. Porto, Edições Afrontamento, 1994.

SARAMAGO, José. O evangelho segundo Jesus Cristo. S. Paulo, Cia. das Letras, 1991.

SNYDERS, Georges. Para onde vão as pedagogias não-directivas? Lisboa, Moraes Editores, 1974.

______. A alegria na escola. S. Paulo, Editora Manole, 1988.

SOARES, M. Linguagem e escola - Uma perspectiva social. S. Paulo, Ática, 1986.

Downloads

Publicado

2011-08-17

Como Citar

GERALDI, J. W. CONVÍVIO PARADOXAL COM O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 31, 2011. DOI: 10.20396/cel.v31i0.8636996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636996. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos