Banner Portal
SUJEITO NULO NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS DO BRASIL
PDF

Como Citar

SIMÕES, Luciene Juliano. SUJEITO NULO NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS DO BRASIL. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 36, 2011. DOI: 10.20396/cel.v36i0.8637107. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637107. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como foco o uso de sujeitos nulos por uma criança de dois anos de idade, monolíngüe, adquirindo o português do Brasil como língua materna. Os dados foram obtidos em coleta longitudinal, através de gravações quinzenais feitas em áudio na casa do informante, cobrindo a faixa dos 2;4 até os 3;0 de idade. A partir da análise dos dados, procura-se corroborar a hipótese de que já desde os 2;4 a produção da criança exibe as mesmas restrições do adulto ao uso de nulos na posição sujeito. Sujeitos nulos são encontrados em percentuais baixos, de, em média, 51,2%.
Esse número é comparável a achados atestados na aquisição de línguas não pro-drop, como o inglês e o alemão, por crianças com contagens de MLU semelhantes. Simultaneamente, tais percentuais são mais baixos do aqueles atestados em pesquisas acerca da aquisição do português Europeu e do italiano, envolvendo a produção de crianças em fases comparáveis de desenvolvimento lingüístico. Por fim, a análise qualitativa dos ambientes sintáticos em que sujeitos nulos são usados nos enunciados da criança evidencia que as restrições esperadas estão presentes. Nomeadamente, sujeitos nulos são altamente restritos nas frases em que posições em CP estão preenchidas.
https://doi.org/10.20396/cel.v36i0.8637107
PDF

Referências

BLOOM, P. Subjectless Sentences in Child Language. Linguistic Inquiry, Cambridge MA, vol. 21, n° 4, 1990, pp. 491-504.

BROWN, R. A First Language: the Early Stages. London: George Allen & Unwin, 1973.

CINQUE, G. Types of A’-dependencies. Cambridge MA: MIT Press, 1990.

CLAHSEN, H. Creole Genesis, the Lexical Learning Hypothesis and the Problem of Development in Language Acquisition. In: Pütz & Dirven (orgs.) Wheels within Wheels: Papers of the Duisburg Symposium on Pidgin and Creole Languages. Frankfurt: Peter Lang, 1989.

DUARTE, M. E. Brazilian Portuguese and the Null Subject Parameter: Variation and Syntax. Trabalho apresentado no NWave 24, Universidade da Philadelphia, Philadelphia, 12/15 de Outubro, 1995.

DUARTE, MATOS & FARIA. Specificity of European Portuguese Clitics in Romance. In: Faria, I. (org.) Studies on the Acquisition of Portuguese. Lisboa: Ed. Colibri, 1995. pp. 129-154.

FARIA, I. H. A Aquisição da Noção “Agente” e a Produção de Sujeitos Sintáticos por Crianças Portuguesas até aos Dois Anos e Meio. Revista Internacional de Língua Portuguesa, Lisboa, n° 10, 1993, pp.16-50.

FIGUEIREDO SILVA, M.C. A posição sujeito em português do Brasil: frases finitas e infinitivas. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996.

GALVES, C. Agreement and Subjects in Brazilian Portuguese. Ms. Universidade de Campinas, 1991.

GUILFOYLE, E. & NOONAN, M. Functional Categories and Language Acquisition. Canadian Journal of Linguistics, Canadá, vol. 37, n° 2, 1992, pp. 241-272.

HYAMS, N. Language Acquisition and the Theory of Parameters. Dordrecht: Foris, 1986.

HYAMS, N. & WEXLER, K. On the Grammatical Basis of Null Subjects in Child Language. Linguistic Inquiry, EUA, v. 24, n° 3, 1993, pp. 421-459.

JAEGGLI & HYAMS, N. Morphological Uniformity and the Setting of the Null Subject Parameter. Proceedings of NELS, University of Massachussets at Amhesrt, n° 18, vol. 1, 1987, pp. 238-253.

KATO, M. A Theory of Null Objects and the Development of a Brazilian Child Grammar. In: Tracey & E. Lattey (orgs.) Linguistic Perspectives in Romance Languages. Philadelphia: John Benjamins, 1993.

MIOTO, C. & FIGUEIREDO SILVA, M.C. Wh-que = Wh é que? DELTA, São Paulo, vol. 11, n° 2, 1995, pp. 301-312.

PONTES, E. O Tópico no Português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987.

PERRONI SIMÕES, C. Aspectos da gramática portuguesa aos 2 anos de idade. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 1976.

PIERCE, A. Language Acquisition and Syntactic Theory: A Comparative Study of French and English Child Grammars. Dordrecht: Kluwer, 1992.

SIMÕES, L. Sujeito Nulo na Aquisição do Português Brasileiro: um estudo de caso. Tese de Doutorado. Porto Alegre:PUCRS, 1997.

RADFORD, A. Syntactic Theory and the Acquisition of English Syntax. Oxford: Basil Blackwell, 1990.

RIZZI, L. Early Null Subjects and Root Null Subjects. Geneva Generative Papers, Genebra, vol. 0, n° 1-2, 1992, pp. 102-114.

VALIAN, V. Children’s Production of Subjects: Competence, Performance, and the Null Subject Parameter. Papers and Reports on Child Language Development, Stanford University, n° 28, 1989, pp. 156-163.

______ Syntactic Subjects in the Early Speech of American and Italin Children. Cognition, Holanda, v.40, n° 1/2, 1991, pp. 21-81.

VALIAN, V. & EISENBERG, Z. The development of syntactic subjects in Portuguese-speaking children. Journal of Child Language, Cambridge, vol. 23, nº 1, pp. 102-128, 1996.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.