Banner Portal
Os precursores filosóficos da teoria cognitiva das metáforas
PDF

Palavras-chave

Linguística.

Como Citar

SCHRÖDER, Ulrike. Os precursores filosóficos da teoria cognitiva das metáforas. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 46, n. 2, p. 243–252, 2011. DOI: 10.20396/cel.v46i2.8637171. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637171. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

No seu livro “Wie Metaphern Wissen schaffen” (“Como metáforas criam conhecimento”), o lingüista Olaf Jäkel dedica-se a uma sistematização e reformulação da teoria cognitiva das metáforas, fundada pelos norte-americanos George Lakoff e Mark Johnson. Neste contexto, ele também remete-se a algumas teorias precursoras de outras áreas, dentre elas, ao pensamento de Immanuel Kant, que implica muitas semelhanças principalmente quanto aos elementos básicos da lingüística cognitiva em geral, embora Lakoff e Johnson recusem a teoria kantiana globalmente, por suspeitá-la objetivista. O presente artigo tem como objetivo, depois de ter resumido as caraterísticas essenciais da teoria cognitiva das metáforas, sintetizada por Jäkel, a apresentação de três linhas filosóficas nas quais encontram-se observações sobre metáforas que antecipam a teoria de Lakoff e Johnson: a filosofia da língua/a crítica da língua, a filosofia kantiana e a filosofia fenomenológica de Hans Blumenberg.
https://doi.org/10.20396/cel.v46i2.8637171
PDF

Referências

BLUMENBERG, Hans. (1979). Schiffbruch mit Zuschauer: Paradigma einer Daseinsmetapher. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

BLUMENBERG, Hans. (1971). Beobachtungen an Metaphern. In: GRÜNDER, Karlfried (ed.). Archiv für Begriffsgeschichte. Band 15. Bonn: Bouvier, pp. 161-214.

BLUMENBERG, Hans. (1960). Paradigmen zu einer Metaphorologie. In: ROTHACKER, Erich (ed.). Archiv für Begriffsgeschichte. Band 6. Bonn: Bouvier, pp. 7-142.

CASSIRER, Ernst. (1973). Philosophie der symbolischen Formen. Band 1. Die Sprache. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.

JÄKEL, Olaf. (2003). Wie Metaphern Wissen schaffen. Hamburg: Verlag Dr. Kovaè.

JOHNSON, Mark. (1980). A Philosophical Perspective on the Problems of Metaphor. In: HONECK, Richard P. & HOFFMAN, Robert R. (ed.). Cognition and Figurative Language. Hillsdale, New Jersey: Erlbaum, pp. 47-67.

KANT, Immanuel. (1986). Kritik der reinen Vernunft. Hamburg: Felix Meiner.

KANT, Immanuel. (1990). Kritik der Urteilskraft. Hamburg: Felix Meiner.

KANT, Immanuel. (1976). Prolegomena zu einer jeden künftigen Metaphysik, die als Wissenschaft wird auftreten können. Hamburg: Felix Meiner.

LAKOFF, George. (1987). Women, Fire, and Dangerous Things: What Categories Reveal about the Mind. Chicago/London: The University of Chicago Press.

LAKOFF, George & JOHNSON, Mark. (1980). Metaphors We Live By. Chicago: The University of Chicago Press.

LAKOFF, George & TURNER, Mark. (1989). More than Cool Reason: A Field Guide to Poetic Metaphor. Chicago/London: The University of Chicago Press.

LOCKE, John. (1988). An Essay concerning Human Understanding. Oxford: Oxford University Press.

MAUTHNER, Fritz. (1982). Beiträge zu einer Kritik der Sprache. Erster Band: Zur Sprache und zur Psychologie. Frankfurt am Main, Berlin, Wien: Ullstein.

NIETZSCHE, Friedrich. (1999). Die Geburt der Tragödie. Unzeitgemäße Betrachtungen I-IV. Nachgelassene Schriften 1870-1873. Kritische Studienausgabe in 15 Bänden. Band 1. München: Deutscher Taschenbuch Verlag.

RYLE, Gilbert. (1973). The Concept of Mind. Harmondsworth, Middlesex: Penguin Books Ltd.

SAPIR, Edward. (1949). Selected Writings of Edward Sapir in Language, Culture and Personality. Los Angeles: University of California Press.

WHORF, Benjamin Lee. (1973). Language, Thought and Reality. Selected Writings of Benjamin Lee Whorf. Cambridge, Massachusetts: The M.I.T. Press.

WITTGENSTEIN, Ludwig. (1994). Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes.

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.