Banner Portal
Comparação de igualdade? Ninguém diria!
PDF

Palavras-chave

Estruturas Comparativas. Igualdade. Superioridade.

Como Citar

NEGRI, Lígia. Comparação de igualdade? Ninguém diria!. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 52, n. 2, p. 295–306, 2011. DOI: 10.20396/cel.v52i2.8637194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637194. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

O propósito deste artigo é discutir a estrutura da comparação que se apresenta no seguinte de uma campanha publicitária: "Venha nadar como ninguém". A questão que se pretende verificar é investigar qual é o tipo de comparação que se estabelece nesse caso ou, mais exatamente, o que é que está sendo comparado? Para tanto, observaram-se os tratamentos já dispensados a esse tipo de construção em português, bem como buscou-se caracterizar essa construção em particular. O exercício de análise procurou levar em conta tanto a estrutura sintática da comparação aí apresentada como também a natureza semântica da operação envolvida, o que nos conduziu à constatação de que a aparente construção equativa anunciada pelo conectivo ‘como’, de fato não se verifica nesse caso. A presença do indefinido ‘ninguém’ nem um dos termos da comparação, desequilibra a aparente igualdade entre os termos comparados e enuncia uma comparação não-equativa. A explicação a que se chega é a de que sintaticamente a forma é enganosamente a de uma comparação de igualdade, no entanto, semanticamente a interpretação é a de desigualdade, sem a presença de um marcador correspondente, menos, ou o que seja.
https://doi.org/10.20396/cel.v52i2.8637194
PDF

Referências

ILARI, R. (1983/1987). Dos problemas de imperfeita simetria. Ensaios Lingüísticos, 9. 1983: 94-120. Republicado em Cadernos de Estudos Lingüísticos, 13. Unicamp. 1987: 49-65.

ILARI, R. (1987a). O que fazer quando´2+3' não é igual a ´3+2': a semântica e a pragmática das construções simétricas em língua natural. Cadernos de Estudos Lingüísticos,13. Unicamp: 97-105

KENNEDY, C. (2007a). Vagueness and grammar: the semantics of relative and absolute gradable adjectives. Linguistics and Philosophy, n.1, vol.30. p.1-45.

MENDES de SOUZA, L. (2007). Projeto de doutorado.

MOURA NEVES, DALL’AGLIO HATTNHER e MESQUITA. (2002).Construções comparativas, in M.B.M. ABAURRE e A.C.S. RODRIGUES (orgs.), Gramática do Português Falado, vol. VIII, Campinas, SP: Edit. da UNICAMP.

PIRES de OLIVEIRA, R., BASSO, R. M. e MENDES de SOUZA, L. (2007).O João fuma mais que o Pedro: um exercício de análise semântica. Revista do GEL, 4, p. 105-128.

RAJAGOPALAN, K. (1987). Quando “2+3” não é igual a “3+2”: a semântica e a pragmática das construções simétricas em língua natural’. Cadernos de Estudos Lingüísticos, 13. Unicamp: 67-96

O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.