Resumo
Lorenza Mondada vem se consolidando, nos últimos anos, como uma das principais referências em diversas áreas da Lingüística e de outras ciências correlatas. É atualmente professora do departamento de Ciências da Linguagem da Universidade de Lyon-2 e do Laboratório ICAR, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (França). Suas pesquisas focalizam fenômenos interacionais, cognitivos, conversacionais e etnometodológicos, bem como objetos correlacionados às Ciências Humanas e Sociais. Dentre seus trabalhos, destacam-se, além do livro acima referido, artigos como Gestão do tópico e organização da conversação, Por uma lingüística interacional e Construção de objetos-de-discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação, este escrito em co-autoria com D. Dubois. Tais trabalhos têm exercido forte influência em estudos realizados no Brasil sobre o fenômeno da referenciação, recentemente desenvolvidos no âmbito de uma abordagem sociocognitivista no entendimento da relação entre linguagem e mundo.
Referências
JUBRAN, C. C. A. S. et al. (2002). Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (org.). Gramática do Português Falado – v.II: Níveis de Análise. 4ª ed. rev. Campinas: Editora da Unicamp, p.341-428.
KOCH, I. G. V. (2004). Introdução à Lingüística Textual. São Paulo: Martins Fontes.
KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (orgs.). (2005). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto.
KOCH, I. G. V.; MARCUSCHI, L. A. (2002). Estratégias de referenciação e progressão referencial na língua falada. In: ABAURRE, M. B. M.; RODRIGURES, A. C. S. (orgs.). Gramática do Português Falado – v.VIII: Novos estudos descritivos. Campinas: Editora da Unicamp, p.31-56.
O periódico Cadernos de Estudos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.