Grupo PEUL: passado, presente e futuro de uma agenda de pesquisa

Autores

  • Maria da Conceição de Paiva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Christina Abreu Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v58i3.8647614

Palavras-chave:

PEUL. Histórico. Variação. Modelagem.

Resumo

Neste artigo, focalizamos o passado, o presente e o futuro do grupo de pesquisas PEUL (Programa de Estudos sobre o Uso da Língua). Traçamos brevemente o histórico deste grupo cujo interesse inicial se voltou para a identificação de padrões de variação e mudança no português falado na cidade do Rio de Janeiro. Mostramos a expansão dos seus interesses teóricos e metodológicos, com a gradativa incorporação de outras amostras e conjugação com outros modelos teóricos. Ênfase especial é dada aos estudos da mudança em tempo real e à incorporação de mudanças na escrita. A seguir, discutimos novas possibilidades de modelagem da variação, notadamente sob a perspectiva dos Modelos baseados no Uso. Levantamos algumas questões relativas à forma como o princípio de heterogeneidade ordenada pode ser tratado em abordagens que enfatizam princípios cognitivos e a gramática como uma rede hierarquizada de construções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professsora do Programa de pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras, UFR e pesquisadora do CNPq. Trabalhos desenvolvidos, principalmente, na area de Sociolinguística, variação e mudança.

Christina Abreu Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) , doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), pós-doutorado na University of York, UK em 2004 e em 2009 (CNPq - Estágio Senior). Atualmente é Professora Associada 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Referências

GOMES, C. A. (2003) Variação e mudança na expressão do dativo no português brasileiro. In: PAIVA, M. C.; DUARTE, M. E. Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: Contra Capa/FAPERJ, p. 81-96.

GOMES, C. A. (2015). Uso variável do dativo na escruta jornalística: resistência e inovação na escrita formal contemporânea. In: PAIVA, M. da C.; GOMES, C. A. (Orgs). Dinâmica da variação e da mudança na fala e na escrita.Rio de Janeiro: Contra Capa, v. 1, p. 107-119.

GOMES, C. A., MELO, M. A. L. S.; BARCELLOS, M. E. M. B. (2016) Dinâmica da variação sociolinguística em contexto de exclusão social. Revista Virtual de Estudos da Linguagem (REVEL), edição especial, no prelo.

GOMES, C. A.; MOREIRA, A. L. B. ; SOUZA, C. M. ; VIEIRA, L. L. ; VIEIRA, M. C. P. (2003). Pressões estruturais e discursivas no condicionamento da variação: a ordem dos complementos verbais no português brasileiro. In: RONCARATI, C.; ABRAÇADO, J. (Orgs). Português Brasileiro: contato linguístico, heterogeneidade e história. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras/Faperj, v. 1, p. 199-205.

PAIVA, M. C. (1991) Ordenação de cláusulas causais: forma e função. Tese (Doutorado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PAIVA, M. C.; DUARTE, M. E, L. (2003) Mudança linguística em tempo real. Contra Capa/Faperj.

PAIVA, M. C. (2012) Restrições à posição de Spreps temporais na modalidade falada. Alfa, São Paulo, 56 (1): 29-53.

PAIVA, M. C.; SCHERRE, M. M. P. (1999) Retrospectiva sociolinguística: contribuições do PEUL. D.E.L.T.A, v. 15, n. especial, p. 201-222.

PAIVA, M. C. ; BRAGA, M. L. (2013a). Gramaticalização e especialização funcional: o caso do conector pois. Diacrítica Braga, v. 27, p. 197-218.

PAIVA, M. C. A. de; BRAGA, M. L. (2013b). Evolução de pois e pois que no português: uma trajetória de subjetivização. In: CEZARIO, M. M.; CUNHA, M. A. F da (orgs). Linguística centrada no uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, v. 1, p. 97-112.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

PAIVA, M. da C. de; GOMES, C. A. Grupo PEUL: passado, presente e futuro de uma agenda de pesquisa. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 503–519, 2016. DOI: 10.20396/cel.v58i3.8647614. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647614. Acesso em: 9 fev. 2023.