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Marcas de uso: estudo e proposta
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Palavras-chave

Lexicografia. Marcas de uso. Dicionário analógico.

Como Citar

VILARINHO, Michelle Machado de Oliveira. Marcas de uso: estudo e proposta. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 59, n. 2, p. 375–396, 2017. DOI: 10.20396/cel.v59i2.8649150. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8649150. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas.

https://doi.org/10.20396/cel.v59i2.8649150
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Referências

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